Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Vereadores aprovam lei que reduz burocracias para negócios em Londrina

Enviada pelo prefeito Tiago Amaral, a proposta tem como objetivo reduzir a burocracia, simplificar processos e criar um ambiente de negócios mais livre e competitivo no município
11 nov 2025 às 17:23
Por: Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de Londrina aprovou em regime de urgência, em segunda discussão, o projeto de lei da Lei Londrinense de Liberdade Econômica (PL nº 212/2025), durante sessão ordinária desta terça-feira (11). Enviada pelo prefeito Tiago Amaral, a proposta tem como objetivo reduzir a burocracia, simplificar processos e criar um ambiente de negócios mais livre e competitivo no município. A matéria segue para sanção.


O projeto estabelece uma Declaração Municipal de Direitos, que garante, entre outros pontos, que atividades econômicas de baixo risco possam funcionar sem a necessidade de atos públicos de liberação prévia, desde que estejam em conformidade com a legislação de uso do solo, segurança, ambiental e sanitária. A proposta classifica as atividades econômicas em níveis de risco (baixo, médio e alto) e institui um sistema de autodeclaração, no qual profissionais técnicos assumem a responsabilidade pelo cumprimento das normas. Para isso, será criado o Cadastro Municipal de Responsáveis Técnicos e Legais (CMRTL). 


“O principal ponto [do projeto] é a Classificação de Riscos para as atividades. Ela nos dá a condição de ter uma classificação própria no Município de Londrina. Isso, baseado em análise técnicas, vai nos possibilitar termos um volume de atividades de baixo risco muito maior do que o próprio Estado do Paraná tem hoje. A consequência desse volume é a liberação mais rápida ainda dos alvarás na cidade de Londrina”, explicou o secretário municipal de Fazenda, Eder Pires, em discurso na tribuna da Câmara Municipal.


O texto também prevê a "aprovação tácita", pela qual um pedido de licença ou autorização será considerado automaticamente deferido se o Poder Público não se manifestar no prazo máximo de 60 dias, exceto para casos de alto risco ou questões tributárias. O PL também determina a análise prioritária de projetos estratégicos para o município e a obrigatoriedade de análise de impacto regulatório para novas normas que afetem agentes econômicos. 


Segundo a Prefeitura, o texto foi elaborado com a colaboração de entidades representativas do setor produtivo local, como Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios).

Outras notícias

Prefeituras, Sanepar e Copel alinham soluções para problemas de abastecimento de água

Câmara de Cascavel discute reajuste do IPTU com aumento na base de cálculo

Governo do Paraná inaugura oficialmente nova unidade do Poupatempo em Cascavel


Confira como foram as votações durante a sessão:


- Dispõe sobre a criação do Programa Cartão Material Escolar para alunos da rede pública municipal de Londrina (PL nº 327/2025) - O projeto seria votado em urgência, em segundo turno, mas foi retirado de pauta por duas sessões a pedido da líder do Executivo.


- Dispõe sobre a Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica (PL nº 212/2025) - Aprovado em segundo turno. Enviado para redação final.


- Dispõe sobre o fluxo para avaliação de internação involuntária de usuários no Município - (PL nº 281/2025) - Acatado pedido de urgência. Enviado à pauta da próxima sessão para votação em primeiro turno.


- Dispõe sobre a entrega de doações e alimentos em vias públicas de Londrina (PL nº 92/2024) - Acatado parecer prévio para envio do projeto para manifestação da autora.


- Institui o Programa Municipal de Incentivo à Doação de Leite Materno no Município de Londrina e dá outras providências (PL nº 277/2025) - Acatado parecer prévio para envio do projeto para manifestação de órgãos públicos e entidades.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Em exemplo de superação, 32 alunos da EJA concluem Ensino Fundamental em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Segurança em Toledo: Guarda Municipal realiza mais de 16 mil atendimentos em 2025

Cidade

PF prende suspeito em Umuarama por abuso sexual infantil na Operação Venatio XII

Cidade

Paraná investe R$ 400 mi em ampliação do Programa Olho Vivo com Inteligência Artificial

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.