Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Vestibular 2025 da Unioeste confirma interesse dos jovens pelo ensino superior de qualidade

15 dez 2024 às 20:42
Por: Portal Tarobá
- Foto: Unioeste

Neste domingo (15), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu os mais de 15 mil candidatos para o Vestibular 2025, que oferece 1.324 vagas em diversos cursos de graduação. As provas foram realizadas nos campi da instituição em Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo, além de outras cidades do Paraná, como Curitiba, Guarapuava e Maringá, e ainda em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.


Em Cascavel, onde quase 4 mil candidatos escolherem a cidade para realização da prova, a movimentação começou cedo. Os vestibulandos chegaram antes das 7h da manhã e, quando os portões foram abertos às 7h30, o fluxo de pessoas foi intenso.


Apesar de contratempos pontuais, as provas começaram pontualmente às 8h30 (horário de Brasília), sem maiores intercorrências. A realização do vestibular transcorreu de maneira tranquila.


No período da manhã, a prova abordou conteúdos da área de linguagens, incluindo a redação, com duração de 3 horas. Na parte da tarde, as questões envolveram outras áreas de conhecimento, e os candidatos tiveram 4 horas para a realização das provas.


O Vestibular 2025 da Unioeste oferece vagas distribuídas entre ampla concorrência e cotas para estudantes de escolas públicas. A distribuição é composta por 50% para ampla concorrência (AC), 50% para estudantes de escolas públicas (EP), com 10% reservados para candidatos autodeclarados pretos ou pardos (PP). Também há uma reserva de 5% de vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).

Outras notícias

Homem reage durante abordagem da polícia e morre em confronto na PR-445, em Londrina

Reunião para definir presidente da Amepar acontece nesta sexta em Londrina

Idosa que morreu atropelada por ônibus na zona norte de Londrina tinha 86 anos


Em relação ao número de inscritos nos últimos anos, o número de candidatos tem crescido, aumentando assim a concorrência para ingresso no ensino superior. No vestibular de 2020, foram 11.365 inscritos, já nesta edição de 2025, o número superou os 15 mil candidatos.


“Esses números demonstram a vontade dos nossos jovens em ingressar em um curso de ensino superior, especialmente em uma instituição como a Unioeste. Muitas pesquisas destacam que o investimento em educação é fundamental para uma vida mais digna e com a possibilidade de melhores salários. Temos também um compromisso com as bancas especiais, que a cada ano recebem mais candidatos para o vestibular”, destacou o reitor da Unioeste, Alexandre Webber.


Abstenção menor


De acordo com levantamento da coordenação do Vestibular 2025foi menor que a do ano passado, destacando-se como um dos vestibulares mais disputados no estado, a média de abstenções nas nove cidades de prova foi de 24,9%, enquanto no vestibular do ano passado a abstenção foi de 29%.


“Ocorreram algumas intercorrências que sempre acontecem, como candidatos que esquecem o documento, perdem a hora ou vão para o local de prova errado. Contudo, todas as coordenações cumpriram suas funções e atenderam às demandas de acordo com o edital. Um ponto positivo deste ano é que tivemos menos abstenções em comparação com o vestibular passado”, afirmou o coordenador do Vestibular da Unioeste, Paulo Renan Effgen.


Para o vestibulando Pedro Simon Klein, candidato ao curso de Medicina, as questões estavam adequadas ao que a prova costuma pedir, e o tema da redação foi bastante pertinente aos interesses da sociedade.


“As questões da manhã foram tranquilas, mas eu não estava tão preparado para o tema da redação. Porém, a expectativa é fazer uma boa prova no período da tarde”, comentou o candidato a uma vaga para o curso de História, Junior Costa dos Santos.


Luisa Chalad, fez vestibular pela primeira vez na Unioeste e disputa uma das vagas para o curso de Odontologia. Ela disse que a prova seguiu a mesma linha do que ela tinha estudado e os temas da redação com assuntos atuais facilitam na produção do texto.


Redação


O Vestibular Unioeste 2025 apresentou três opções de redação no estilo comentário interpretativo crítico.


O primeiro deles foi relacionado a violência contra a mulher e a necessidade das mulheres não se calarem mediante a violência.


No segundo tema o segundo o candidato precisava comentar sobre o poema “Os olhos dos Pobres” de Charles Baudelaire.


E na terceira opção o vestibulando precisava produzir um texto interpretativo crítico com relação a uma pesquisa que apontou que brasileiros deixaram de pagar contas de serviços essenciais como água, luz e gás para fazer apostas online.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Ventos atingem 75 quilômetros durante chuva desta quinta-feira em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Projeto que trata do salário do vice-prefeito e dos secretários é votado pela Câmara

Cidade

Carro capota após bater contra caminhão na BR-163 em Cascavel

Cidade

Câmera flagra motociclista sendo arremessado após colisão em Lunardelli

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Mulher morre após ser atropelada por ônibus do transporte coletivo no Jardim Imagawa

Cidade
Londrina e região

Febre em Londrina, patinetes elétricos se transformam em preocupação sobre a segurança

Cidade
Londrina e região

Após acidentes com patinetes em Londrina, placas de orientações serão instaladas

Brasil e mundo
Brasil

Ex-diretor da Bola de Neve criou empresa para receber dízimo de fiéis e faturou R$ 500 mil

Paraná
Paraná

Homem precisa ser socorrido após se queimar em explosão de coxinha no Paraná

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.