A Concessionária Viapar informou nesta terça-feira (28), em ação judicial, que concorda em iniciar as obras do contorno viário de Arapongas, colocando fim a uma disputa que se arrasta há mais de quatro anos. “A Viapar se compromete a dar início à obra do Contorno de Arapongas antes do término da discussão dos haveres e deveres, procedendo imediatamente aos trâmites necessários para a sua realização”, declarou a concessionária.
O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, celebrou a decisão: “Pela primeira vez, vejo com otimismo a possibilidade de termos um fim nessa novela estressante para todos os envolvidos, principalmente para os usuários que pagaram pedágio por mais de 20 anos e não viram a obra sair do papel”.
Na última sexta-feira (24), Cita participou de audiência conciliatória na Primeira Vara Federal de Curitiba com representantes da AGU, PGE, MPF e a própria Viapar. O juiz deu prazo até esta terça para que a concessionária confirmasse se executaria a obra, sob pena de multa de R$ 120 milhões e indenizações.
Em maio, o desembargador João Pedro Gebran Neto, do TRF-4, já havia determinado o início das obras em até 90 dias, destacando que a demora impactava o interesse público, já que a Avenida Maracanã concentra intenso tráfego de veículos leves e pesados.
Com 10 quilômetros de extensão, o projeto inclui pistas duplas, acostamentos e seis viadutos, ligando a BR-369 (KM 180+000) até o KM 189+000. O ex-prefeito Sérgio Onofre, na Casa Civil do Governo do Estado, também comemorou o avanço, lembrando que participou de várias audiências para destravar a obra.