Londrina será uma das cidades paranaenses a receber a visita oficial da princesa Kako de Akishino, integrante da família imperial japonesa. Por conta do deslocamento da comitiva do Japão, ainda na manhã desta segunda-feira (9), algumas vias na região central da cidade devem ser fechadas temporariamente.
A visita oficial da princesa ao Brasil se estende até o dia 15 de junho e faz parte das comemorações pelos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão. O evento promete ser marcante para a comunidade nikkei local.
De acordo com a CMTU (Companhia Municipa de Trânsito e Urbanização) o controle do trânsito na cidade está sendo feito pela Casa Civil e Polícia Militar. A companhia informou que está apoiando no controle do trânsito na Paranaguá com a Guararapes, próximo a Aliança Cultural Brasil-Japão, na Rua Paranaguá, no centro da cidade, com uma equipe no local. Já segundo a Polícia Militar, o itinerário e os horários da comitiva não serão divulgados com antecedência, por motivos de segurança.
Roteiro e visitas
Pela manhã, Kako visita o Museu Histórico da Imigração Japonesa, em Rolândia. O espaço é voltado à preservação da história e da cultura da comunidade nipo-brasileira da região. Em seguida, por volta das 11h, ela será recebida em Londrina pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que entregará uma homenagem do Governo do Estado à princesa na Aliança Cultural Brasil-Japão. Depois, Kako fará o plantio simbólico de uma árvore no Jardim Japonês, seguido de um almoço com autoridades e representantes da comunidade nikkei. A programação inclui ainda uma visita à ACEL (Associação Cultural e Esportiva de Londrina).
Além de Londrina e Rolândia, a princesa visitará também Foz do Iguaçu. Todas as cidades prepararam uma programação especial, com encontros com a comunidade japonesa local e visitas a atrativos turísticos.