Ciência e saúde

Atendimentos da Farmácia Municipal terão agendamento prévio on-line e por telefone

19 jan 2022 às 19:34

A Farmácia Municipal de Londrina reabriu na última segunda-feira (17), após interromper temporariamente os atendimentos presenciais para a reforma do espaço. O horário de funcionamento também retornou ao normal, das 7h às 18h. E, a partir de quinta-feira (20), os atendimentos serão prestados somente mediante agendamento prévio, que deve ser feito pelo Portal da Prefeitura. O endereço é Alameda Manoel Ribas, 85, centro.

A medida será aplicada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de otimizar a qualidade dos serviços aos usuários, já que a unidade presta de 500 a 700 atendimentos diários, em média. 

Na Farmácia Municipal, os pacientes com prescrição médica podem retirar os medicamentos, inclusive de controle especial, que não são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Para a dispensação de medicamentos na Farmácia Municipal, o usuário deve ter idade igual ou superior a 18 anos e comparecer, tendo em mãos, a receita médica junto com documento de identificação com foto e cartão SUS do paciente, mais o próprio documento de identificação.

A coordenadora da Farmácia Municipal, Ana Paula Cruz dos Santos, explicou que serão ofertadas cerca de 15 vagas a cada 30 minutos. “Queremos manter o número de pessoas atendidas, que é bem expressivo, mas precisamos adequar à capacidade da sala de espera”, comentou.

Santos detalhou que o agendamento vai permitir um melhor espaçamento dos atendimentos, distribuindo centenas de usuários no decorrer das 11h de funcionamento diário da Farmácia Municipal. “Nossa principal finalidade é distribuir melhor os usuários ao longo do expediente e evitar aglomerações, especialmente por causa da pandemia. Sabemos também que o horário previamente marcado torna o tempo de espera muito menor e o atendimento mais rápido, além de permitir alocar todos os usuários dentro da sala de espera com conforto e segurança”, citou.