Os atendimentos do Centro de Imunização (CCI) da Zona Norte, principal referência em vacinação contra a Covid-19 em Londrina, serão realizados, em caráter especial, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), das 12h às 22h. A mudança provisória na faixa de horário diária, que originalmente é das 7h às 19h, está sendo testada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que busca oportunizar à população agendas em períodos diferentes do habitual, uma vez que a procura tem sido mais intensa nos períodos mais avançados do dia.
Com este atendimento diferenciado, além da vacinação, neste período natalino as famílias terão a oportunidade de aproveitar a decoração especial que foi lançada no CCI Norte, na noite de ontem (7), com a chegada do Papai Noel, iluminação, árvore de Natal na praça do Maria Cecília e enfeites diversos. O espaço segue com o cenário natalino durante dezembro todo. (ver mais ao final).
Caso a demanda seja satisfatória e esse horário seja proveitoso ao público, o funcionamento neste modelo poderá ser mantido. É válido lembrar que, neste sábado (11), o CCI Norte estará aberto em seu horário habitual, das 7h às 19h. Qualquer nova alteração será informada pelos canais de comunicação da Prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o teste será feito nesta quinta (9) e sexta-feira (10) porque os agendamentos para vacina vem sendo preenchidos mais rapidamente em horários menos habituais, como na parte da manhã e início da tarde.
“Ontem, por exemplo, na ação do Natal da Vacinação, o CCI ficou aberto até as 22h e os agendamentos que se esgotaram mais rápido foram aqueles das 18h em diante, sendo que durante a manhã e à tarde o preenchimento foi mais lento. Quando o CCI Norte abre aos sábados, domingos e feriados, a agenda rapidamente também se esgota, e durante os dias normais da semana tem havido uma sobra”, apontou o secretário.
A partir disso, e por conta de um cenário de redução significativa dos números da pandemia, Machado disse que a SMS analisa se as pessoas podem ou não estar deixando a procura pela vacina contra a Covid-19 em segundo plano. “Essa possibilidade não seria algo positivo nesse momento, onde o quadro de pandemia é muito mais favorável. Precisamos que o público, de todas as idades, continue recebendo a vacina para completar seu esquema vacinal adequadamente, com as segundas e terceiras doses. Estamos notando os agendamentos sendo feitos em horários mais espaçados e alternativos, aqueles onde as pessoas talvez estejam menos ocupadas, diferente do que ocorria anteriormente, com a imunização sendo prioridade independente do horário. Não desejamos que a vacina da Covid-19 seja como alguma outra eletiva, como a de gripe, e para testar se o cenário é realmente este abrimos um horário diferente de teste no CCI Norte. As pessoas ainda poderão curtir o funcionamento noturno do espaço para o Natal, com árvore iluminada na praça do Maria Cecília e enfeites para receber bem as famílias”, disse.
Todos os públicos aptos a receber a imunização continuarão sendo vacinados normalmente, mediante agendamento prévio pela internet. No momento, o foco principal é a aplicação de segundas e terceiras doses da vacina. É possível agendar horário, caso o interessado tenha o cadastro prévio aprovado, pelo portal da Prefeitura, no endereço www.londrina.pr.gov.br
O agendamento da terceira dose da vacina está liberado para o público em geral com 50 anos ou mais. A chamada dose de reforço é válida para qualquer pessoa inserida nesta faixa etária e que tenha completado pelo menos os cinco meses necessários desde a aplicação da segunda dose. E também continuam sendo vacinados os adolescentes a partir de 12 anos de idade.