Ciência e saúde

Com 20% da visão, idosa espera cirurgia de Catarata junto com marido

29 jan 2021 às 08:57

Dona Venilda tem 67 anos e desde o ano passado vem percebendo uma dificuldade na visão. No início que a visão dela começou a embaçar, ela já procurou o posto de saúde do bairro onde mora.

Ela foi atendida na unidade de saúde do Floresta. Vários exames foram feitos ano passado, e foi constatado que ela precisa de uma cirurgia de Catarata. Hoje ela tem apenas 20% da visão.

A previsão para que ela consiga a cirurgia é daqui dois anos. A Secretaria de Saúde de Cascavel informou que não regula a fila de cirurgia. Os estabelecimentos de prestação de serviços em oftalmologia tem contrato de prestação de serviços celebrados junto a secretaria de saúde do estado, que a partir da competência de junho 2016 implantou um novo módulo de regulação das cirurgias eletivas.

Desde então são os hospitais responsáveis por essa informação. Entramos em contato também com a Secretaria de Saúde do Estado, e nos foi informado que eles também não tem acesso a esta lista e que as cirurgias eletivas estão suspensas por conta da pandemia.

Confira a reportagem.