Ciência e saúde

Defesa Social promove campanha de doação de sangue voltada a servidores

19 out 2021 às 18:24

A Secretaria Municipal de Defesa Social está promovendo uma campanha de conscientização sobre a importância da doação voluntária de sangue. A ação pretende auxiliar o Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina, cujo banco de sangue encontra-se com estoque baixo.

Na tarde de segunda-feira (18), alguns servidores foram até o ponto de coleta, localizado na rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, Jardim Taruma (zona leste), para participar da ação social. De acordo com informações do Hemocentro, o sangue do grupo O (positivo e negativo) é o mais necessário no momento. Porém, a instituição atende 22 hospitais públicos, incluindo o Hospital Universitário e o Hospital do Câncer, e isso faz com que todos os tipos sanguíneos sejam úteis por conta da alta demanda.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, afirmou que se solidariza com ações que podem salvar a vida das pessoas. “A Defesa Civil tem a missão de auxiliar a população em casos de necessidades. Nós identificamos o pedido de urgência por parte do banco de sangue e estamos aptos a colaborar e incentivar as outras pessoas a se ajudarem mutuamente”, disse.

O coordenador do Hemocentro, Fausto Celso Trigo, avaliou positivamente a iniciativa dos órgãos públicos. “A participação da sociedade londrinense é muito importante para a manutenção dos estoques, pois a doação regular faz com que tenhamos sangue para atender os hospitais. Ações como essa, dos agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal, são extremamente valorosas porque demonstram o quanto o ser humano pode ajudar o outro com atitudes simples, mas muito relevantes”, salientou.

Trigo ressaltou, também, que mesmo que a pessoa não possa doar sempre, o importante é comparecer ao menos uma vez por ano. “Se cada um de nós doássemos uma vez ao ano, nossos estoques ficariam abastecidos regularmente”, frisou.

É importante lembrar que a instituição está atendendo apenas por meio de agendamento prévio, realizado na página da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) no endereço www.saude.pr.gov.br/doacao. Ao acessar o site, o voluntário deve selecionar o Hemepar Londrina e um horário adequado à sua rotina. No ato da doação, é preciso comparecer alimentado (com um intervalo de três horas após o almoço), hidratado e portando um documento oficial com foto.