Ciência e saúde

"Estamos vivendo um momento crítico da pandemia", diz Beto Preto

04 mar 2021 às 13:48

O secretário de saúde, Beto Preto, está em Cascavel para acompanhar a situação da pandemia na cidade e a visita do Ministro de Saúde, Eduardo Pazuello nesta quinta-feira (04). O secretário participou ao vivo do Jornal Tarobá 1ª e anunciou abertura de leitos na região. 

Beto afirmou que nos próximos dias vão ser abertos 12 leitos de UTI e 10 de enfermaria no Hospital Universitário. Além disso, serão seis leitos de enfermaria em Jesuítas, 16 em Guaraniaçu e 12 em Formosa do Oeste. "Estamos vivemos um momento crítico e essa abertura de leitos na região vai ajudar no combate a pandemia de coronavírus", desabafa Beto. 

Sobre a situação da pandemia, Beto pede que os paranaenses adotem as medidas preventivas e evitem sair de casa, já que a rede hospitalar não está conseguindo atender todos. Com a nova variante da Covid-19, a transmissão nos últimos 20 dias foi mais rápida.

O secretário ainda destaca que o Paraná está com mais de 90% dos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 ocupados, e com isso não é possível a transferência imediata de pacientes aqui de Cascavel. Assim que abrir vagas esses pacientes serão encaminhadas aos hospitais. 

Sobre a vacinação, Beto relatou que nos próximos dias serão distribuídas 37 milhões de doses para o Brasil. O Paraná deve receber cerca de 1,6 milhões. 

Para finalizar, o secretário disse que um documento pedindo mais equipamentos para o Paraná será entregue ao Ministro da Saúde.