Ciência e saúde

Febre amarela: este é o período com mais casos da doença

23 dez 2019 às 08:30

De dezembro a março é o período em que mais ocorrem casos de febre amarela no Brasil. Atenção dobrada da população e claro, sem esquecer de se vacinar e ficar imune.

Quando o assunto é febre amarela,  bate um certo medo. Mas não é pra menos, viu, essa doença não é brincadeira. O contágio ocorre através da picada de um mosquito infectado. Por exemplo, se um mosquito da dengue, Aedes Aegypti pica uma pessoa que está com o vírus da febre amarela e em seguida pica outra pessoa, esse indivíduo será infectado também.

A Secretaria Estadual de Saúde fez um alerta. Informou sobre a importância de todos estarem protegidos da doença. A principal orientação foi a respeito da vacina que pode ser encontrada em todos os postos de saúde. Com uma única dose é possível estar imune. Lembrando que a febre amarela já matou 14 pessoas em todo o Brasil, uma delas no Paraná.

Os principais sintomas da doença são: febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos e dor no corpo. Lembrando, o pior vem agora, de dezembro a março é o período em que mais ocorrem casos de febre amarela no Brasil, por isso, a importância da vacinação neste momento.