Ciência e saúde

Filha de secretário de Saúde chama crianças a partir de 5 anos para vacinação

17 dez 2021 às 19:35

Para incentivar a vacinação contra a Covid-19 em crianças a partir de 5 anos, a filha do secretário de Saúde de Londrina participa de um vídeo chamando para a imunização. Laura surge na imagem dizendo que o pai dela, Felippe Machado, liberou a vacina para as crianças e dá um show de fofura.

A partir desta sexta-feira (17), a Prefeitura liberou o cadastro prévio para crianças a partir dos cinco anos. O formulário está disponível no site exclusivo, dentro do Portal da Prefeitura, e deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis.

O cadastro prévio das crianças acompanha a autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ontem, quinta-feira (16). Após análise técnica criteriosa, a Anvisa aprovou o uso da vacina Comirnaty (Pfizer) em crianças de 5 a 11 anos de idade. “Ainda há um caminho a ser percorrido, que é o recebimento dessas doses de vacinas, em frascos diferentes do que temos hoje. Estamos nos antecipando e abrindo o cadastro para que quando a vacina chegar a gente tenha condições de, imediatamente, iniciar a imunização das nossas crianças”, explicou o secretário de Saúde.

São necessárias novos lotes da vacina para aplicação no grupo de 5 a 12 anos incompletos pois a dosagem, composição e armazenamento são diferentes das que são utilizadas nos maiores de 12 anos. Machado citou que a aplicação em crianças abrange duas doses, de 0,2 ml cada, com frascos na cor laranja para facilitar a diferenciação. “A vacina passou por estudos e análises da Anvisa e demais órgãos de controle, já é utilizada em outros países para essa faixa etária e com certeza só trará benefícios. Vemos que, após a vacinação, conseguimos gradativamente reduzir o quadro de circulação do vírus. Por isso é muito importante que as crianças sejam vacinadas e que os pais e responsáveis garantam esse direito sagrado”, frisou.