No dia 22 de março de 2020 foi registrado o primeiro caso de coronavírus em Cascavel. Essa data marcou o início da pandemia e do enfrentamento da doença na cidade. O sentimento compartilhado pela população, autoridades e mesmo pelos profissionais de saúde, acostumados a lidar diariamente com situações graves era o mesmo.
Além dos desafios profissionais a Covid-19 também fez com a técnica de enfermagem deixasse que o amor a proteção falassem mais alto do que a saudade.
O trabalho na ala Covid vai além do tratamento clínico. A assistência aos pacientes envolvem o lado humano dos profissionais que tiveram que aprender a lidar com as perdas.
Enquanto nos hospitais médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem aprendiam a lidar com a doença. No Paço Municipal as decisões para o enfrentamento da doença e a proteção da população eram tomadas. A busca pelo equilíbrio entre a defesa da vida e manutenção da estrutura econômica era o maior desafio.
Assim como para todos na regulação e transporte de pacientes a chegada do vírus também trouxe superação.
Enquanto a vacina não chega para todos em meio aos caos em que nos encontramos só há uma maneira de conter a contaminação. Se protegendo e protegendo o próximo.
Reportagem Jéssica Bergamo