Ciência e saúde

Hemocentro de Londrina incentiva doação de sangue antes do feriado de Carnaval

21 fev 2022 às 13:36

O Hemocentro Regional de Londrina não vai realizar atendimento à população nos dias 28 de fevereiro e 1º de março (segunda-feira e terça-feira), em razão do feriado de Carnaval. Por conta disso, a direção pede para que a comunidade realize as doações de sangue na semana anterior, visto que o estoque de bolsas de sangue está baixo e o feriado é um período com poucos doadores.

“A semana que antecede o Carnaval é muito importante para que possamos abastecer a nossa geladeira, atuar e atender essas pessoas que infelizmente se envolvem em acidente. O número de cirurgias de emergência aumenta muito e a gente depende de doações e de cada vez mais de um estoque bom, e o nosso estoque não está bom”, afirmou o diretor do hemocentro, Fausto Trigo.

Para doar é necessário agendar uma data no endereço saúde.pr. No sábado, 26 de fevereiro, o Hemocentro funcionará das 8h às 17h30 e na quarta-feira de Cinzas, 2 de março, o horário de funcionamento será das 13h às 18h30.

Com o número reduzido de doações, todos os grupos sanguíneos positivos e negativos estão com níveis baixos e, de acordo com a unidade, caso não haja aumento na quantidade de doadores a situação pode se agravar. Portanto, todas as doações são bem-vindas, principalmente, do sangue O Negativo (tipo universal), utilizado em emergências, quando não se sabe o tipo sanguíneo do paciente.

Atualmente o Hemocentro do HU/UEL atende 22 hospitais do SUS que integram a 17ª Regional de Saúde, entre eles o Hospital do Câncer (ICL) e o Hospital Universitário de Londrina. “Somos uma rede que fornece sangue para uma rede de pacientes do SUS. Nós pedimos para que possamos fortalecer essa rede que já tem um custo alto do Estado, para que a gente fortaleça ainda mais o sistema público de saúde”, disse Trigo.

Serviço

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU/UEL, na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 18h30. Também aos sábados das 8h às 17h30.

Mais informações pelos telefones (43) 3371-2356 ou no 3371-2218.