Ciência e saúde

"Ômicron não é uma variante mais leve", afirma Beto Preto

15 jan 2022 às 13:23

O avanço da vacinação pode ser um dos fatores que fazem que a nova cepa da Covid, a Ômicron, pareça mais branda. Mas, segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, isso não é uma realidade e por isso todos os cuidados de saúde e higiene devem ser mantidos. O secretário esteve em Londrina, neste sábado (15), no início da aplicação da dose contra Covid em crianças abaixo dos 11 anos.

No Paraná, a estimativa é que 80% dos casos confirmados da doença já sejam desta variante. Os dados são Fio Cruz. "Neste momento, já temos mais de 50% dos casos desta nova cepa. Em 15 dais devemos ultrapassar os 80% em todo Paraná", apontou. 

O secretário manifestou preocupação quando se fala que esta pode ser uma variante mais leve. "Ela tem apresentado quadros mais leves porque nós temos uma imensa vacinação. Caso isso não fosse verdadeiro e palpável, teríamos os leitos hospitalares completamente tomados novamente", resumiu. 

Ele ainda fez um apelo às pessoas que podem ser vacinadas, mas ainda não procuraram uma unidade de saúde. "Outras variantes vão vir e por isso temos que estar preparados e imunizados, até que a pandemia seja atuada a um quadro endêmico".