A Prefeitura de Londrina notificou a empresa contratada para fornecer horas médicas para o Pronto Atendimento Infantil (PAI). Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, das 1920 horas acordadas em licitação, a empresa teria preenchido apenas 40. O contrato, válido por seis meses, começou a valer a partir da última terça-feira (10).
“Notificamos para que ela possa cumprir aquilo que colocamos como escala ideal. A empresa precisa se organizar o mais rápido possível para cumprir o que está contratualmente dito. Paralelamente a isso, estamos também fazendo conversas com os demais serviços de saúde do município para que eles também possam reestruturar suas escalas para evitar essa sobrecarga no Pronto Atendimento Infantil”, disse o secretário de saúde Felippe Machado.
O contrato emergencial foi feito com o objetivo de preencher a escala médica e acelerar os atendimentos na unidade, que vem apresentando lotação nos últimos meses. Na última terça-feira, o PAI voltou a registrar superlotação. Pais chegaram a esperar mais de 5 horas por atendimento.
Nesta sexta-feira (13), pela manhã, a movimentação era tranquila. A empresa forneceu mais dois pediatras para preencherem a escala até às 13h, o que totalizou seis profissionais trabalhando simultaneamente.