Ciência e saúde

Primeiro dia de vacinação infantil contra Covid tem baixa procura

17 jan 2022 às 10:07

Apenas um terço das vagas destinadas à vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid em Londrina foram agendadas até esta segunda-feira (17). A informação é do secretário de Saúde, Felippe Machado, que explica: não são apenas as crianças com comorbidades ou deficiência permanente que podem ser imunizadas neste momento.

O agendamento também está aberto para quem nasceu até o dia 30/06/2010. “Quem está com cadastro validado precisa voltar ao site da prefeitura para fazer o agendamento”.

A vacinação deste público-alvo ocorre exclusivamente no CCI da zona norte, que está decorado com temas infantis. “Queremos tornar este momento o mais humanizado e mais atrativo possível para as crianças”.

Até agora, Londrina recebeu 2.840 doses destinadas a crianças de 5 a 11 anos do primeiro lote exclusivo para este público. A expectativa é vacinar essa população até a volta às aulas, mas para isso, segundo o secretário, é preciso que cheguem mais vacinas.

“Acreditamos que a cidade receba mais 3 mil doses de um lote da Pfizer que teve entrega antecipada nesta segunda. Temos estrutura e pessoal para vacinar com celeridade, o que vai dizer se isso é ou não possível é o acesso ao número de doses”.

A vacinação vai funcionar com recorte de mês de nascimento. Até o momento, cerca de 3 mil estão cadastradas no sistema da prefeitura.