A Secretaria Municipal de Saúde retomou a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (3) com 5 mil vagas agendadas. No ano passado, foram quase 1 milhão de aplicações dos imunizantes, entre primeira, segunda e dose de reforço.
De acordo com o último boletim do ano, Londrina aplicou 968.915 doses com 420.200 pessoas com ciclo de imunização completo com duas doses ou com a dose única da Janssen. Em entrevista ao Primeira Hora, o secretário de Saúde, Felippe Machado, informou que atualmente estão sendo vacinados a população maior de 12 anos, primeira dose ou segunda com intervalo de 21 dias para Pfizer e a população geral (acima de 18 anos) com dose de reforço para quem tomou a segunda vacina há mais de 4 meses.
Além disso, a Saúde também está aplicando a dose de reforço da Janssen com dois meses de intervalo entre a primeira e segunda dose, mas cerca de 10 mil pessoas ainda não retornaram. A busca ativa será intensificada com o fim do período de festas, já que muitas pessoas estão viajando. “Esse Natal e Ano Novo, a movimentação foi mais intensa. Então existe uma tendência de aumento no número de casos, mas casos leves sem necessidade de internação hospitalar por conta da vacinação também”, explicou o secretário que ainda reforçou a necessidade de cuidados básicos e procurar um médico em caso de suspeitas. “Se tiver sintomas respiratórios, procurar atendimento para se necessário fazer o isolamento.”
Sobre o Ômicron, Machado disse que ainda não identificada em Londrina, mas provavelmente está circulando, no entanto, ressaltou que o mais importante é avançar na vacinação e nos cuidados recomendados.
MUTIRÃO
O secretário anunciou mais de R$ 2,5 milhões para retomada de cirurgias eletivas, resultado da última visita a Brasília no final de 2021. Na quinta-feira (6), a prefeitura deve anunciar o primeiro mutirão de cirurgias do ano na área de oftalmologia que tem uma fila de espera de 2 mil pessoas. Além disso, o Hospital Evangélico passou a ser referência para o Ministério da Saúde e receberá um acréscimo anual de mais R$ 700 mil.