A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa, neste sábado (12), das 9h às 13h, de novo Dia D de prevenção à dengue, no Calçadão em frente à agência do Banco do Brasil. A iniciativa é uma ação conjunta para conscientizar a população contra a proliferação da doença e faz parte de uma iniciativa do SESC nos municípios que aderiram à campanha.
O Dia D também tem participação de instituições estaduais, como a Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Casa Civil e o Corpo de Bombeiros, além de instituições privadas que auxiliarão na distribuição de material e divulgação da ação.
Segundo o coordenador de Endemias da SMS, Nino Ribas, o setor participará da ação, a convite do Sesc, promovendo ações educativas para a população. “Alguns servidores que compõem a equipe de mobilização em saúde estarão realizando orientações referente ao cuidados para inibir a proliferação do vetor neste momento que historicamente a incidência vetorial aumenta, devido as altas temperaturas e chuvas espaçadas”, contou.
Para isso, a equipe levará a maquete do quintal certo e o errado, com relação à proliferação do mosquito, o larvário, que demonstra o ciclo evolutivo do Aedes, e Casinha do Fantoche, para entreter as crianças que passarem pelo local. “A colaboração de toda população neste período de maior predisposição no aumento da densidade vetorial e ao possível aumento de casos é indispensável”, ressaltou Ribas.
O Dia D é uma integração entre poder público e sociedade civil organizada em prol da luta contra a proliferação da doença. A intenção é convidar as pessoas a realizarem ações de eliminação de criadouros em suas residências, evitando que ocorra a propagação do mosquito por meio da ação individual das pessoas, mostrando que a participação popular é essencial para garantir a manutenção da segurança da comunidade. Mais de 20 municípios do Paraná já aderiram à campanha até agora.
Dengue em números – Segundo o relatório epidemiológico sobre a situação da dengue em Londrina, divulgado na quinta-feira (10) pela SMS, do início do ano até agora foram registradas 1.856 notificações de dengue, das quais 49 estão confirmadas, 830 descartadas e 977 encontram-se em análise, aguardando o resultado de exames.