Ciência e saúde

Toledo recebe mais 4.650 doses do imunizante contra a Covid-19

23 mar 2021 às 14:23

A esperança para o fim da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), continua e esse sentimento passa diretamente pela vacinação. E para reforçar tal sentimento, o município de Toledo recebeu na noite da última segunda-feira (22), mais 4.650 doses do imunizante contra a Covid-19. As doses foram entregues pelo Governo do Estado no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho.

A 20ª Regional de Saúde de Toledo recebeu 14.650 doses que foram divididas entre os 18 municípios de sua área de abrangência. As doses estão sendo distribuídas para os municípios na manhã desta terça-feira (23).

Essa foi a maior remessa do imunizante vinda para a 20ª Regional de Saúde e também para Toledo desde o início do Plano Nacional de Imunização. As doses serão destinadas a idosos de 70 a 74 anos e de 75 a 79 anos, além de profissionais da área de saúde.

Na manhã desta terça-feira (23), a vacinação não está ocorrendo na cidade de Toledo. A imunização volta a partir das 14h00, nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTIs), da Vila Pioneira e Jardim Coopagro e no Ginásio de Esportes Hugo Zeni, localizado na Avenida Santos Dumont, na Vila Industrial. O Ginásio Hugo Zeni substitui o Parque Ecológico Diva Paim Barth na imunização.

Nesta terça-feira serão distribuídas 460 doses nos três pontos de vacinação para idosos com 74 anos ou mais. Também será aplicada a 2ª dose para idosos com 85 anos ou mais. Durante a semana no Certi do Jardim Coopagro será aplicada a 2ª dose para profissionais de saúde

Profissionais de saúde

Para os profissionais da área de saúde que ainda não receberam a 1ª dose da vacina, na quarta-feira (24), serão disponibilizadas 800 doses nos três pontos de vacinação. O horário para a vacinação desse público será das 08h30 às 16h30.

Nessa etapa serão vacinados os profissionais da área de saúde que fazem parte do Grupo 09 da 1ª fase do Plano Municipal de Vacinação. Neste grupo estão presentes os trabalhadores dos serviços ambulatoriais e hospitalares, profissionais que atuam em farmácias, trabalhadores de funerárias que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados pela Covid-19, cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores que atuam nas áreas administrativa e de gestão em saúde.

Para a 10ª e última fase será a vez dos trabalhadores dos demais serviços privados hospitalares e ambulatoriais (farmácias e clínicas, entre outros).

De acordo com o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, as novas doses que chegaram na segunda-feira serão de grande importância para o avanço da vacinação dos idosos acima de 70 anos e profissionais de saúde.

“Essa foi a maior remessa de vacinas que recebemos desde o início do Plano Nacional de Imunização. Isso é muito importante, pois vamos conseguir avançar enormemente na vacinação dos idosos com 70 anos ou mais e vamos nos aproximar da vacinação total dos profissionais de saúde”, destacou Locatelli.

Vacinômetro

A última atualização do vacinômetro foi divulgada na noite da última segunda-feira, 22. De acordo com os dados até às 20h00 de ontem, 7.602 toledanos foram imunizados com a 1ª dose da vacina, enquanto 2.441 pessoas já receberam a 2ª dose.


Toledo New