Os voos comerciais entre Toledo e Curitiba e da capital paranaense até Toledo foram paralisados em 22 de março de 2020, por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). Na ocasião a Azul Linhas Aéreas, empresa que opera no Aeroporto de Toledo anunciou que os voos estavam suspensos até 30 de junho, podendo retornar em 01º de julho.
No mês de maio a empresa informou através de sua assessoria de imprensa que os voos seriam paralisados por tempo indeterminado, por conta dos problemas econômicos ocasionados pela pandemia.
No entanto ainda não existe uma previsão para a retomada dos voos comerciais ao Aeroporto Luiz Dalcanale Filho. De acordo com o gestor do Aeroporto, Luciano Puzzi, a Azul Linhas Aéreas não apresentou uma data oficial para o retorno das operações em Toledo.
“Nós estamos mantendo contato frequentemente com a Azul, porém a empresa ainda não nos passou uma data precisa para a retomada. Nós esperamos que as operações possam voltar o quanto antes, visto que isso será muito importante para o Aeroporto e também para a economia de Toledo e região”, informou o gestor.
Luciano ainda salienta que a Azul Linhas Aéreas já apresentou indícios de que pretende retomar a operação dos voos comerciais em Toledo. “A Azul está retomando as atividades pelas grandes praças, Foz do Iguaçu já voltou e Cascavel deve voltar a operar na metade de setembro e já está trabalhando com voos da Gol. A boa notícia para Toledo é que a Azul pediu para que seja mantida a preservação da base”.
No site da Azul Linhas Aéreas já podem ser adquiridas as passagens de Cascavel a Campinas-SP e da cidade paulista até Cascavel a partir do dia 16 de setembro. O Aeroporto da cidade vizinha já está operando com voos da Gol, assim como Foz do Iguaçu, que voltou a operacionalizar os voos da Azul.
Apesar da volta em Foz do Iguaçu e a data marcada para a retomada das operações em Cascavel outra cidade paranaense vive um cenário parecido com Toledo. Trata-se de Pato Branco, um município com pouco mais de 80 mil habitantes no sudoeste paranaense, que também opera com destino a Curitiba pela Azul Linhas Aréas e segue com os voos paralisados por tempo indeterminado.
Estrutura do Aeroporto
Os voos comerciais foram paralisados ainda em 22 de março, no entanto os voos particulares seguem operando normalmente no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho. “Nossa equipe está garantindo toda a parte de manutenção do Aeroporto, o que oportuniza a retomada dos voos comerciais e também a operacionalização dos voos particulares, que praticamente não pararam durante a pandemia”, ponderou, Puzzi.
O gestor do Aeroporto reforça que caso a Azul Linhas Aéreas acene com a retomada das atividades comerciais o Aeródromo estará apto imediatamente para atender ao público. “A manutenção aeroportuária, a manutenção dos equipamentos essenciais para a navegação aérea, assim como todo o efetivo administrativo, desde fiscais de pátio e de pista, agentes de proteção da aviação (APACs), e demais itens necessários para o funcionamento do Aeroporto e operação dos voos comerciais estão em dia e deixam o local apto para Azul voltar a operar a qualquer momento”.
A paralisação dos voos comerciais por tempo indeterminado em Toledo não implicará na certificação do Aeroporto junto a ANAC, visto que a certificação continua com a sua validade em dia e toda a estrutura do campo de aviação foi mantida.
Fonte: Toledo News