Durante a reunião do coe,, centro de operações em emergência de Cascavel, foi anunciado que, a partir da semana que vem, a cidade vai começar a testagem de covid-19 em grande escala.
Neste primeiro momento devem ser realizados 700 exames em determinada parcela da população. Também serão feitos testes em 147 idosos, que vivem em asilos e lares assistenciais, além de 300 servidores da secretaria de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a testagem ampla da população, porque a medida ajuda a planejar o número de leitos necessários para enfrentar a pandemia e também a traçar os planos de reabertura das cidades, a retomada dos demais serviços.
Em Cascavel o último boletim divulgado ontem apresenta os seguintes dados:: de acordo com o relatório, são cinco casos a mais em relação ao informe anterior, contabilizando 84 confirmações de covid-19 no município. Do total de casos confirmados, 77 foram comprovados por exame laboratorial, 3 através de testes rápidos e 4 por meio do critério clínico-epidemiológico.
210 pessoas que apresentam sintomas leves estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde, mas não foram coletados materiais para exame.