Foram divulgadas novas medidas contra a Covid-19, na manhã de terça-feira (16), em Cascavel. O primeiro tópico citado é a ampliação de leitos em Cascavel.
Thiago Stefanello cita que eles seguem estruturando o sistema e buscando ampliar novos leitos. Já que em um ano, foram abertos 92 leitos de UTI. A equipe reforça o pedido para que a população se conscientize e tome os cuidados necessários contra a Covid-19.
Vacina
Foi aprovado ontem (15), a compra para a vacina Sinovac pelo laboratório e a Câmara de Comércio da China e hoje deve chegar o contrato que será analisado. Após a análise, a secretaria de Saúde entrará com o pedido para que a Anvisa libere a compra para os cascavelenses. Além disso representantes de outras vacinas foram recebidos para a negociação.
A expectativa é que 100 mil doses sejam adquiridas, mas não existe previsão para a chegada de novas doses.
Fiscalização
O toque de recolher e a fiscalização devem continuar. Um estabelecimento foi fechado na noite de segunda-feira, quando inaugurado sem nenhum documento de autorização. Além disso, uma casa de cuidados para idosos foi fechada. O local estava sem condições e abrigava sete pessoas.
Ao todo, segundo a secretária de desenvolvimento econômico, Hivonete Carvalho Picolli, 685 estabelecimentos foram fiscalizados. Nas abordagens as equipes orientaram todos e verificaram os cuidados que devem ser tomados contra o novo coronavírus.
Para ajudar na intensa fiscalização, um aplicativo está sendo desenvolvido para os 8 mil servidores. A novidade será lançada nos próximos dias.
Transporte coletivo
O transporte coletivo deve continuar no mínimo mais sete dias suspenso.
Parques e festas
Continuará fechado os parques e locais abertos para o público. Tiago Stefanello ressalta que muitas pessoas estão praticando exercício sem máscara e pede o cuidado.
Festas, casamentos e comemorações também continuam suspensas.