A Prefeitura de Londrina vai receber, nesta sexta-feira (8), das 9h às 18h, a 2ª Feira Empreendedora da Mulher, que será montada no gramado do Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, na Avenida Duque de Caxias, 635. A ação é uma realização do Coletivo Black Divas e tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina (SMPM).
Cerca de 60 mulheres se inscreveram para participar da feira, que busca fomentar o empreendedorismo feminino e a geração de renda. Durante o dia, serão comercializados produtos feitos por empreendedoras locais, como artesanatos, peças em crochê e em madeira, roupas, flores secas, alimentos e bebidas. A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) deve estar no local e levar informações sobre a importância da formalização de microempreendedores individuais.
De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, ao dar oportunidade para as mulheres exporem seus trabalhos em feiras, a Prefeitura de Londrina ajuda o empreendedorismo e a geração de renda local. “O empreendedorismo feminino é importante, porque ele ressalta as competências das mulheres na idealização de seus projetos. Nosso objetivo é sempre auxiliá-las, oportunizando espaços para que elas possam comercializar seus produtos e serviços. Quanto mais abrirmos portas para elas exporem seus trabalhos e negócios, mais avançamos na promoção de políticas públicas e ajudamos na geração de renda das empreendedoras”, disse.
Segundo uma das organizadoras da feira e integrante do Coletivo Black Divas, Sandra Aguillera, um dos objetivos da ação é promover o protagonismo e o empoderamento feminino ao fomentar a economia e levar a geração de renda para as mulheres e suas famílias. “Outro objetivo é transformar a vida das mulheres, fazendo com que as empreendedoras criem conexões através de um excelente networking e alavanquem suas vendas com a visibilidade que os trabalhos ganham”, disse Aguilera.
Essa será a segunda edição da Feira Empreendedora da Mulher. Ela estava prevista para acontecer no dia 31 de março, mas devido ao mau tempo, foi remarcada para essa sexta-feira (8). O projeto surgiu em 2017, por meio do Black Empreendedorismo do Coletivo Black Divas. “A primeira edição foi incrível e foi em Ibiporã, com mais de 90 stands, muitas vendas, shows e participação da cidade. A praça ficou cheia e foram realizadas atividades durante todo o dia. Foi realmente marcante”, contou Aguilera.