Cotidiano

Idosa obrigada a fazer prova de vida não precisaria ter saído de casa

05 jan 2021 às 15:43

Dona Iraci, a idosa de 85 anos que precisou fazer a prova de vida em uma agência bancária do Itaú em Cambé, não precisava ter vivido o transtorno. 

O INSS suspendeu o bloqueio do pagamento de benefícios motivado pela não realização da prova de vida durante a pandemia. Ou seja, mesmo se não tivesse passado pelo procedimento, ela teria continuado a receber a aposentadoria normalmente.

O vídeo da idosa – portadora de Alzheimer, além de dificuldades de locomoção e respiração – causou revolva. As imagens mostram Dona Iraci sendo carregada para dentro da agência em uma cadeira de rodas.

Mesmo quem desejar fazer a prova de vida não precisa sair de casa. Quem garante é Ronaldo Azevedo, gerente executivo do INSS. “Idosos acima de 80 anos ou pessoas com impossibilidade de locomoção podem solicitar a realização da prova de vida em casa”. Basta agendar pelo telefone 135.

Segundo a advogada Nilza Sacoman, o caso configura uma “violação grave ao direito individual”. Segundo ela, o próprio site do Itaú informa que as provas de vida estão suspensas até março de 2021 e, por isso, a família deveria ter sido informada pelos funcionários. Confira na entrevista:

O Itaú encaminhou uma nota à reportagem lamentando o caso. Leia na íntegra:
"O Itaú Unibanco lamenta o ocorrido e se solidariza com a cliente. O banco reforça que, por conta da pandemia de covid-19, o INSS não está realizando o bloqueio dos benefícios neste momento. O Itaú ressalta, contudo, que sinaliza pelos canais eletrônicos quando a prova de vida está vencida para que os clientes possam regularizar sua situação e garantir que não haja problemas caso o INSS decida retomar os bloqueios dos benefícios. Vale ressaltar que as exigências para renovação da prova de vida são estabelecidas pelo INSS e que há alternativas para as pessoas impossibilitadas de comparecer a uma agência bancária, como o cadastro de um representante legal ou procurador junto a essa autarquia do Governo. Além disso, aposentados e pensionistas acima de 80 anos ou com incapacidade de deslocamento podem solicitar ao INSS que o procedimento seja realizado em endereço de sua preferência. Por fim, clientes do Itaú com biometria cadastrada têm sua prova de vida renovada automaticamente por 12 meses ao utilizá-la, inclusive nos caixas eletrônicos do banco"