A ação de solidariedade do Dia da Bondade auxilia cerca de 30 instituições sociais, e uma dessas entidades é a Missão Casa Verde. O projeto surgiu em 2013, idealizado por Márcio Eduardo da Silva, que decidiu acolher pessoas em situação de rua em sua própria casa. No início, Márcio contava com o apoio da comunidade para levantar recursos e custear alimentação, roupas e itens de higiene. O projeto se expandiu e, com apoio da Prefeitura de Londrina, tornou-se uma Organização Sem Fins Lucrativos (ONG).
Hoje, a Missão Casa Verde soma 12 anos de trajetória no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o projeto passou a atender mulheres e integrou a operação Noite Fria. Em 2023, por meio de edital público, passou a atender também homens maiores de 18 anos.
Com o fortalecimento da ação social, a Missão Casa Verde viabilizou a contratação de assistentes sociais, psicólogas, educadores, cozinheiros, funcionários de serviços gerais e da área administrativa, para auxiliar na manutenção do projeto e ampliar a capacidade de acolhimento seguro, gerando maior impacto social.
As pessoas em vulnerabilidade social são encaminhadas ao local por meio do Centro POP, Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e, na casa, recebem moradia temporária, alimentação, roupas, cuidados de saúde, atendimento psicológico e assistência social.
Atualmente, a entidade oferece três serviços para a população: a operação Noite Fria, o acolhimento feminino e a casa de passagem masculina. No programa Noite Fria, são oferecidos alimentação, itens de higiene e suporte técnico para cerca de 200 pessoas por mês. O acolhimento feminino atende de 80 a 100 mulheres, oferecendo recursos para que elas superem a situação de vulnerabilidade. Já a casa masculina tem capacidade para atender de 150 a 200 homens adultos por mês e oferece apoio em saúde, regularização de documentos e auxílio para reinserção no mercado de trabalho.
A Missão Casa Verde está localizada na Rua Morretes (unidade feminina) e na Rua Hélice (unidade masculina), e trabalha diariamente para oferecer um espaço seguro às pessoas em vulnerabilidade social, promovendo dignidade, autonomia e reintegração social.
O Dia da Bondade é uma oportunidade para continuar viabilizando projetos como esse. A 31ª edição da ação social será realizada no dia 19 de junho, no estacionamento do Super Muffato da Avenida Duque de Caxias, mas as doações já podem ser feitas nas unidades do Super Muffato ou no Max Atacadista.