A Prefeitura do município de Toledo publicou na tarde desta quinta-feira (30), em edição extraordinária do seu Órgão Oficial, o decreto de Nº 794/2020. O decreto determina novas medidas de combate e contingenciamento a pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19). O principal ponto da publicação é a flexibilização da abertura do setor gastronômico no período da noite.
O decreto determina que o setor gastronômico, que engloba restaurantes; lanchonetes; sorveterias; panificadoras; confeitarias; e congêneres; inclusive as situadas em shoppings centers poderão abrir durante à noite a partir desta quinta-feira (30).
Os shoppings centers poderão funcionar entre às 09h00 e às 19h00. Os demais restaurantes deverão estar abertos ao público no máximo até às 22h00. O consumo será liberado nestes estabelecimentos somente até às 22h30. Após este horário estarão liberadas as entregas e demais serviços de delivery e drive thru e também existe a possibilidade do cliente vir retirar os alimentos no local.
Os estabelecimentos deverão funcionar com no máximo 50% de sua capacidade total, mantendo uma distância mínima de 2m entre as mesas e também em filas. A utilização de mesas comunitárias não será permitida.
As crianças poderão frequentar esses ambientes, no entanto devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e precisam permanecer nas mesas. Os espaços kids e outras áreas de recreação infantil deverão permanecer fechados.
Além disso os estabelecimentos precisam manter todas os cuidados com a higiene pessoal de funcionários e clientes, como orientam os órgãos de saúde. Também deverão ser observados todos os cuidados, visando evitar aglomerações nos locais.
O prefeito do município de Toledo, Lucio de Marchi (PP), ponderou que a reabertura só será possível pela atual situação do município frente à pandemia e também pela adesão da população as medidas de isolamento.
“Nós fomos rápidos na adoção de uma série de medidas de isolamento e contamos com a colaboração de nossa população, que em sua maioria obedeceu essas normas. Isso se reflete na atual situação epidemiológica de Toledo, que é muito melhor que a dos demais municípios paranaenses de mesmo porte. A reabertura do setor gastronômico à noite só foi liberada por essa situação, mas eu peço encarecidamente para que os proprietários dos restaurantes e os cidadãos de Toledo mantenham todas as medidas de higiene pedidas pelos órgãos de saúde”, destacou o prefeito.
A reabertura do setor gastronômico de Toledo no período noturno, vem após a entrega de um plano de contingenciamento, por parte do Núcleo Gastronômico de Toledo, vinculado a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), que ocorreu na última segunda-feira 27. O plano foi estudado e aprovado pelo Comitê Operacional de Emergência (COE).
Horário de funcionamento do comércio varejista
O decreto de Nº 794/2020 também flexibilizou o horário de funcionamento do comércio varejista e de prestação de serviços entre os dias 02 e 09 de maio. Nesse período os estabelecimentos poderão funcionar de segunda a sexta-feira das 09h00 às 20h00 e aos sábados das 09h00 às 17h00. Após essa data voltam a vigorar os horários descritos no decreto de Nº 788/2020.
Com informações: Toledo News