O prefeito em exercício, Alécio Espínola, prestigiou nesta manhã (27), no Distrito de Sede Alvorada, a inauguração do novo centro administrativo e do complexo industrial da Safeeds Aditivos para Nutrição Animal, multinacional que nasceu aqui e aqui produz alta tecnologia para alimentos seguros, com inovação voltada para o futuro. Com apenas 15 anos, a indústria já é líder no mercado e está presente em cinco países, atendendo especialmente à América Latina, com produtos registrados em mais oito países e crescimento de 32% ao ano, o que significa que a cada três anos, dobra de tamanho.
O secretário de Agricultura, Ney Haveroth, também prestigiou o ato, que reuniu líderes políticos, vereadores, deputados e representantes de cooperativas, da Faciap, Caciopar e do Oeste em Desenvolvimento, entre outras entidades do setor produtivo. Alécio enfatizou a importância da indústria em nossa região e colocou o Executivo à disposição dos empresários Ricardo Castilho, diretor-presidente da Safeeds, e Paulo Guerra, diretor administrativo da empresa que atende a um nicho de mercado que busca a substituição de antibióticos promotores de crescimento por produtos naturais seguros, sem contaminantes e sem perigo para a nutrição animal.
"Este é um momento importante também para nós, que podemos colocar o Executivo à disposição desta grande empresa, organizada e que realmente será referência para o mundo inteiro, pois conta com pessoas que acreditam no potencial da nossa cidade. É satisfatório conviver e estar ao lado de homens que acreditam, que pensam positivamente e que desejam continuar crescendo. Quando avançam, estão ajudando a sociedade e melhorando também o mundo ao redor, pois geram emprego e oportunidades de crescimento para tantas outras pessoas, que crescem também, levando o nome da nossa cidade mundo afora", enfatizou Espínola.
Segundo Paulo Guerra, os empreendimentos - que incluem investimentos em área física e outros processos internos para a implementação de novas tecnologias e a busca de novos mercados - integram o projeto Inova Agro, do Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento, que incentiva à criação de parques tecnológicos para aditivos de produção animal. Com apoio do BNDES, o projeto foi concebido e aprovado numa visão de inovação e de ampliação de mercados, o que permitiu acesso a uma linha de crédito para a montagem do parque tecnológico entregue hoje, com a inauguração do complexo de estruturas físicas.
As fábricas de líquidos e de sólidos que compõem a unidade fabril da Safeeds e o centro administrativo entregues hoje, segundo o empresário Ricardo Castilhos, são apenas uma parte do processo de inovação e de tecnologia, pois a empresa conta com uma equipe altamente qualificada e parcerias com institutos de pesquisa e universidades. "São marcas, registros, ciência, pesquisa, tecnologia, segredos industriais, desenvolvimento de fornecedores, embalagens, registro de marcas, uma série de processos que possibilitaram a construção da estrutura".
A Safeeds chama atenção de quem passa pela rodovia que liga Cascavel e Toledo, a BR-467, em Sede Alvorada. São 110 mil metros quadrados de área detendo os mais altos padrões de tecnologia e qualidade, com o mesmo controle de sanidade e equipamentos de última geração de uma indústria farmacêutica humana, totalmente automatizada, com tecnologia da informação (SAP) utilizada por grandes multinacionais. Ao todo, são 80 empregos diretos e capacidade de produção de 9 mil toneladas/mês.