Cotidiano

Tamanduá-bandeira, resgatado em Londrina, passa por exames no Hospital Veterinário

05 jul 2021 às 16:29

O tamanduá-bandeira resgatado neste domingo (04) pela ONG Meio Ambiente Equilibrado juntamente com a Polícia Ambiental na Zona Norte de Londrina passou, nesta segunda-feira (05), por exames clínicos e laboratoriais no Hospital Veterinário da Unifil.

O tamanduá é uma fêmea. Na chegada ao hospital, estava muito estressada e deu trabalho para sair da caixa. De acordo com os veterinários, o comportamento é normal, por ser o primeiro momento de adaptação no recinto. Mas aparentemente o animal estava bem de saúde.

Os exames irão servir para definir o momento seguro para o retorno à natureza, que deve ser feito o mais rápido possível. O Hospital Veterinário informou que o mais provável é que a soltura seja feita amanhã no Parque do Cerrado, que fica em Jaguariaíva.

O animal foi encontrado no domingo, passeando nas proximidades do Lago da Zona Norte de Londrina. Ele já tinha sido visto antes, há cerca de dez dias.

O tamanduá-bandeira é um animal silvestre, de hábitos noturnos e em extinção no Paraná.

A direção do hospital veterinário ressalta que o resgate e manejo de espécies silvestres devem sempre ser feitos sempre pelos órgãos competentes para minimizar riscos ao bichinho e à população. O estresse pode causar o óbito.