Todos os locais
Todos os locais
Economia

ACIL repudia prorrogação do lockdown por mais dois dias no Paraná

06 mar 2021 às 08:32
Por: Redação Tarobá News
Emerson Dias/Arquivo/Divulgação -

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) divulgou uma nota na noite desta sexta-feira (5) sobre a prorrogação do decreto estadual até quarta-feira (10). A entidade afirma que  discorda da prorrogação do lockdown dos serviços não essenciais por mais dois dias por conta dos prejuízos provocados pelo período de portas fechadas. "Seria fundamental que o setor produtivo voltasse a funcionar na segunda (8), pois o fechamento trouxe prejuízos que levarão meses para serem recuperados. Esses dois dias fazem muita diferença para quem está lutando pela sobrevivência", declara a ACIL.

Mesmo assim, a Associação recomenda que o empresário deve "agir dentro da lei" e recomenda que as lojas sigam o decreto, inclusive na restrição de horário das 10hs às 17hs, determinada para cidades acima de 50 mil habitantes nos dias de semana. "Infringir a lei só aumentará os prejuízos", ressalta.

A ACIL cobra do poder público mais rigor na fiscalização por causa das festas e aglomerações e ainda reivindica a vacinação ampla da população. "O empresariado vem acumulando muitas perdas que poderiam ter sido evitadas caso o poder público agisse com rigor contra quem participa de aglomerações. Também deveria ter sido mais eficaz no controle da lotação dos ônibus. Os leitos hospitalares que foram conquistados em 2020 não deveriam, de forma alguma, ser desativados. É evidente que a vacinação deve ser muito mais ampla e ágil, pois ela é a principal saída para a retomada da economia. Tudo isso evitaria o colapso da saúde e o lockdown. É o empresário quem está pagando a conta. Nós cobramos tudo isso da Prefeitura de Londrina nesta quinta-feira (4), e continuaremos cobrando", protesta.

A Associação ainda pede flexibilização para o setor de restaurantes e as praças de alimentação dos shoppings, que na avaliação da ACIL, foi penalizado e precisa ao menos garantir a subsistência da empresa. "Deveriam, portanto, trabalhar ao menos até às 22hs, para ter maior possibilidade de recuperação. Já preparamos um ofício para enviar ao Governo do Paraná para obter essa ampliação no horário e incluir o funcionamento nos fins de semana", adianta.

Na nota, a ACIL também reafirmar a importância das medidas preventivas para evitar um novo fechamento. "Máscaras, álcool gel e distanciamento social devem ser mantidos de forma irrestrita. São três medidas de extrema importância para a recuperação da economia e a preservação de vidas. Sabemos que a cepa identificada em Manaus é mais forte e mais rápida. Por isso todas essas medidas devem ser cumpridas rigorosamente. Quem não segue os protocolos de segurança está colocando muitas vidas em risco e deve ser visto como criminoso. Só assim conseguiremos mudar o triste cenário da pandemia em nossa cidade", conclui.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Dólar cai para R$ 5,42 e fecha no menor valor em um mês

Economia
Imagem de destaque

Ter segunda taxa de juros mais alta do mundo deveria ligar alerta, diz ex-presidente do BNDES

Economia

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Economia

Petrobras atinge marca inédita de 1 milhão de acionistas na bolsa de valores

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente morre ao ser atropelada acidentalmente pelo pai que manobrava caminhão

Cidade
Londrina e região

Corpo de adolescente que morreu após ser atingido por um carro é velado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é executado a tiros no Jardim Vale dos Tucanos; suspeito não foi localizado

Cidade
Londrina e região

Boca Aberta tem candidatura à prefeitura de Ibiporã impugnada pela Justiça Eleitoral

Cidade
Brasil

Homem que teria agredido esposa no mês passado morre em confronto em Londrina

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.