Economia

Aneel reduz bandeira para vermelha 1 na conta de luz em outubro

27 set 2025 às 12:17

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar em outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão um adicional de R$ 4,46 por 100 kWh consumidos.


A medida representa uma redução em relação a agosto e setembro, quando a bandeira vermelha patamar 2 estava em vigor. Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pelo baixo volume de chuvas, que afetou o nível dos reservatórios hidrelétricos.


“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, mais caras, justificando a bandeira vermelha patamar 1 em outubro”, explicou a agência. A geração solar é intermitente e não atende o sistema durante todo o dia, exigindo o acionamento das termelétricas, especialmente no horário de ponta.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, indica os custos variáveis da geração de energia. Bandeira verde não gera acréscimo; bandeiras amarela e vermelha aplicam taxas adicionais a cada 100 kWh consumidos.