Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

ANP divulgará no fim do ano calendário das rodadas de licitação de 2020 e 2021

18 jul 2017 às 12:55
Por: Estadão Conteúdo

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgará no fim do ano o calendário de realização de rodadas de licitação que acontecerão nos anos de 2020 e 2021. Assim, atenderá exigência legal de divulgação de uma agenda de leilões para um horizonte de cinco anos.

O diretor-geral da agência, Décio Oddone afirmou nesta terça-feira, 18, em coletiva de imprensa, que, em encontros internacionais com potenciais investidores, tem percebido grande interesse nas áreas que serão oferecidas neste ano, "apesar da crise política". Ao realizar "roadshows" em diferentes países para divulgar os leilões, a ANP espera atrair novos investidores. Com isso, espera contar com novos agentes, além da Petrobras e as multinacionais já atuantes no Brasil.

Além de atrair novos investidores, a agência quer destravar R$ 240 bilhões em investimentos que já poderiam estar acontecendo, relativos a áreas concedidas no passado. Entre as principais mudanças reivindicadas pelas petroleiras está a política de conteúdo local, que se tornou mais rígida a partir de 2005, nos contratos firmados na 7ª Rodada de Licitações.

A ANP lançou, então, uma consulta pública propondo mudanças nessa política. Caso queiram, as empresas poderão assinar aditivos aos contratos, que substituirão os porcentuais de compromisso de aquisição local pelos definidos para a 14ª rodada e para os leilões de pré-sal, que serão realizados neste ano. A ideia é ouvir o mercado para publicar a nova resolução até meados de setembro. No prazo de 120 dias, as empresas terão que se manifestar sobre a possível mudança.

Para a 14ª rodada, o governo promoveu uma série de alterações na política de conteúdo local, o que foi benéfico para as petroleiras. Para o campo de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, por exemplo, o conteúdo local chegava a 90%, em alguns itens. Já os leilões de pré-sal deste ano preveem obrigações de aquisição local de 14% no mínimo e 40% no máximo.

Outras notícias

Ministério da Fazenda aumenta para 2,5% estimativa do PIB em 2025

Produção de motocicletas passa de 1 milhão em 2025, diz Abraciclo

Prazo para adesão ao acordo de ressarcimento dos descontos indevidos começa nesta sexta

Ao aderir às mudanças, a Petrobras, operadora do projeto, poderá por fim ao pedido de revisão dos porcentuais de conteúdo local (pedido de "waiver") e suas reivindicações serão atendidas, contrariando o interesse dos fornecedores brasileiros, sobretudo estaleiros, que levaram o caso à Justiça.

"Melhor ter contratações rapidamente do que ficar na eterna discussão. Os níveis de contratação da 14ª Rodada foram objeto de discussão profunda, mais condizentes com a capacidade de fornecimento da indústria nacional", afirmou Oddone. Atualmente, a ANP analisa mais de 230 pedidos de revisão do conteúdo local e, em toda sua história, só dois foram julgados - uma da norueguesa Statoil e outro de um conjunto de empresas.

Além dessa mudança, a ANP prevê ainda reduzir os royalties cobrados de cada área para o limite de 5%, caso o prazo do projeto seja estendido e a petroleira se comprometa a continuar investindo nas áreas, direito que estará explícito no contrato da 14ª Rodada, que deverá ser divulgado nos próximos dias. A agência ainda dará aval para que bancos aceitem descobertas futuras de reservas como garantia a financiamento.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Centrais sindicais dizem que tarifaço de Trump é ataque à soberania

Economia
Imagem de destaque

EUA impõem tarifa de 50% a produtos do Brasil e setores pedem reação diplomática cautelosa

Economia

Trump cita julgamento de Bolsonaro como motivo para taxação de produtos brasileiros

Economia

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

Mais Lidas

Brasil Urgente
Cascavel e região

Justiça expede mandado de prisão para Meneghel por morte de policial federal em 2012

Cidade
Londrina e região

Motociclista morre em acidente com micro-ônibus na BR-369, sentido Cambé

Brasil
Brasil

Menina de 12 anos some e passa 5 dias com jovem que conheceu na web

Brasil Urgente
Cascavel e região

Bilhete misterioso não ajuda, e Guarda Municipal encerra buscas por Alisson Padilha

Cidade
Londrina e região

Idoso fica em estado grave ao ser atropelado por moto na Avenida Juscelino Kubistchek

Podcasts

Podcast Eleva+ Cast | EP 16 | A terceirização em condomínios | Singular Serviços

Podcast Eleva+ Cast | EP 15 | Limpeza Condominial | SOS Higiene

Podcast Café com Edu Granado | EP 20 | Fé e Constância | Murilo Galindo

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.