Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

CAE aprova regularização de benefícios fiscais concedidos por Estados

04 jul 2017 às 18:55
Por: Estadão Conteúdo

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira, 4, o relatório do projeto que regulariza benefícios fiscais concedidos pelos Estados para acabar com a chamada guerra fiscal, pela qual governadores reduzem impostos para atrair empresas. O texto agora segue para o plenário da Casa.

O relatório aprovado, do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), retirou a mudança inserida pela Câmara dos Deputados que acabava gradualmente com os benefícios de alguns setores, como comércio e portos. Os senadores já haviam aprovado projeto sobre o tema, mas o texto foi modificado pela Câmara e teve que voltar para o Senado.

No fim de maio, a Câmara aprovou um texto que dava carência de 15 anos para os Estados acabarem com as isenções, prazo que já estava previsto no projeto que saiu do Senado. Entre os deputados, o Estado de São Paulo, com o apoio do Ministério da Fazenda, tentou reduzir os benefícios gradualmente já a partir de 2018 para todos os setores. Mas, depois de muita negociação, a Câmara manteve os 15 anos de carência para a indústria e agropecuária, como defendiam Estados do Norte e Nordeste.

Os deputados, no entanto, criaram uma redução gradual para algumas áreas. Para empresas de atividades portuárias e aeroportuárias, os benefícios fiscais deveriam ser reduzidos aos poucos durante oito anos, sendo 10% durante os seis primeiros anos e 15% no sétimo e oitavo anos. Para o comércio, as isenções teriam de ser diminuídas ao longo de cinco anos, sendo 10% no primeiro ano e 20% a partir do segundo ano. Havia ainda a previsão de redução gradativa em três anos para carne in natura e de encerrar os benefícios para as demais atividades em um ano.

Em seu relatório, Ferraço defendeu que é necessário dar prazo para que as empresas beneficiadas possam se preparar financeiramente para o fim dos incentivos fiscais e criticou a carência diferenciada por setor econômico. "Ainda que se intencionasse a manutenção da diminuição gradativa dos incentivos, não haveria razão para não inserir esses setores no mesmo contexto", afirmou.

Outras notícias

Trabalhador por aplicativo ganha mais, porém tem jornadas mais longas

Senado ouve trabalhadores sobre aumento da faixa de isenção do IR

BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra

O relatório do senador manteve outros pontos do projeto, como o fim da unanimidade entre os membros do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para autorizar a concessão de novos benefícios fiscais. A proposta prevê que novos convênios para concessão de isenções terão de ser aprovados e ratificados pelo Confaz com voto de, no mínimo, dois terços dos Estados, sendo que, desses dois terços, um terço deve ser de unidades federativas da região à qual pertence o Estado.

Também foi mantida a obrigação de dar publicidade aos contratos de benefícios fiscais concedidos na internet.

A guerra fiscal é justificada pelos Estados como uma maneira eficiente de atrair investimentos. Em troca, abrem mão de parcelas do ICMS, principal fonte de recursos de todos os governos estaduais.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Brasil venderá 6 milhões de barris de petróleo à Índia, diz Alckmin

Economia
Imagem de destaque

Em carta ao FMI, Haddad pede taxação de super-ricos e transição verde

Economia

TCU suspende exigência de governo buscar centro da meta fiscal em 2025

Economia

INSS suspende programa de redução de fila por falta de verba

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Adolescente morre em acidente na Avenida Carlos Gomes em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina espera mais de 3 mil participantes para corrida na pista

Brasil e mundo
Brasil

Lote de água mineral é recolhido após possível caso de intoxicação em homem

Cidade
Cascavel e região

"Foi Deus quem me usou", diz morador que resgatou vítimas em incêndio em Cascavel

Cidade
Cascavel e região

Câmera registra momento de acidente que matou jovem no Centro de Cascavel

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 6 | As Novidades da Quadra Construtora | Fernanda Pires

Podcast PodGuest | EP 15 | Procedimentos estéticos | Dr. Gabriel Okuno

Tá no Pod | EP 1 | Nutrição, saúde e bem-estar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.