Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Intenção de compra do consumidor cai para 38,6% no terceiro trimestre

05 jul 2017 às 15:05
Por: Estadão Conteúdo

A intenção de compra do consumidor passou de 40% no segundo trimestre para 38,6% no terceiro trimestre de 2017, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar).

Apesar da redução, a intenção de gastos no período subiu em categorias como a linha branca, que passou de R$ 1.607 para R$ 1.803 (alta de 12,2%), e móveis, que foi de R$ 1.566 para 1.756 (+12,1%).

Quando comparada a intenção de gastos entre os dois trimestres, também houve aumento em viagem e turismo, que passou de R$ 1.444,00 para R$ 3.116,00 (variação de 115,8%); material de construção, que foi de R$ 5.571,00 para R$ 6.427,00 (15,4%); e vestuário e calçados, que subiu de R$ 304,00 para R$ 339,00 (11,4%).

De acordo com a pesquisa, as cinco categorias mais citadas pelos entrevistados com intenção de compra entre julho e setembro foram vestuário e calçados (19%), viagens e turismo (9%), material de construção (8%), linha branca (7%) e móveis (7%).

Do orçamento familiar mensal, os consumidores aumentaram a intenção de gastos em quatro categorias no período: alimentação passou de 19% para 23%, transporte foi de 6% para 7%, saúde e cuidados pessoais passou de 3% para 4% e vestuário foi de 2% para 3%. Houve diminuição com os gastos em educação (de 26% para 24%) e crediário (de 22% para 21%).

Outras notícias

Ministério das Cidades aguarda estudo da Fazenda sobre tarifa zero

Minha Casa, Minha Vida deverá contratar 3 milhões de moradias até 2026

Mercado financeiro eleva projeção do PIB para 2,25% em 2025

No que diz respeito à intenção de uso do crediário, o porcentual passou de 72% para 70,7%. A expectativa de variação do desemprego diminuiu, passando de 5,1% no segundo trimestre de 2017 para 4,1% no terceiro trimestre de 2017.

Internet

A intenção de compra pela internet passou para 83,7% no terceiro trimestre. De acordo com Pedro Guasti, CEO da Ebit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, "o agravamento da crise política ocorrida em junho impactou negativamente a confiança dos consumidores virtuais, fazendo com que a intenção de compras voltasse ao patamar do 1º trimestre de 2017 após melhora ocorrida no 2º trimestre.

"Mesmo assim acreditamos que o crescimento nas vendas este ano volte ao patamar de 2 dígitos após crescimento de 7% em 2016.", disse.

Por categoria, a intenção de compra pela internet ficou em 22% em eletrônicos, 20% em eletrodomésticos, 17% em informática, 15% em cosméticos e perfumaria e 14% em moda e acessórios.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Instituto criará centro especializado em energia renovável no oceano

Economia
Imagem de destaque

Pix bate recorde e supera 313 milhões de transações em um dia

Economia

Em 10 anos, 60,7% dos beneficiários conseguiram deixar o Bolsa Família

Economia

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Bombeiros resgatam homem de 39 anos após 10 minutos submerso no Lago Igapó

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Paraná
Paraná

Sul tem previsão de ciclone extratropical de "altíssimo risco", diz Metsul

Cidade
Londrina e região

Parque Arthur Thomas é reaberto ao público após ampla revitalização

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.