Empresas e instituições brasileiras destinaram mais de R$ 6,2 bilhões para ações de impacto social no ano passado, segundo a pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) 2025, divulgada nesta quinta-feira (23) pela Comunitas. O valor representa alta de 19,4% em relação a 2023, com destaque para recursos próprios das organizações, que somaram R$ 4,79 bilhões, aumento de 35%, enquanto recursos incentivados chegaram a R$ 1,42 bilhão.
A pesquisa, em sua 18ª edição, busca oferecer parâmetros estratégicos para empresas, institutos e fundações planejarem suas ações sociais e fortalecer a tomada de decisão baseada em dados e evidências.
Os temas prioritários para investimento social corporativo incluem educação, cultura e inclusão produtiva, além de ações voltadas para emergências climáticas, que se tornaram unânimes entre as empresas em 2024.
Segundo a diretora de investimento social da Comunitas, Patrícia Loyola, o setor industrial atua de forma multicausas, atendendo necessidades de territórios locais, enquanto o setor de serviços foca mais em áreas como educação. A pesquisa destaca ainda que jovens permanecem o principal grupo populacional beneficiado, devido à escassez de talentos e desigualdade social.
Outro destaque do levantamento é o crescimento do co-investimento, com empresas formando parcerias e alianças estratégicas para ampliar o impacto social de suas ações, somando esforços com cadeias de valor e setores correlatos.
O estudo analisou 337 unidades de negócios e 22 institutos e fundações corporativas, trazendo dados inéditos sobre volumes de investimento, fontes de financiamento, setores econômicos e distribuição por temáticas sociais.