Economia

Londrina recupera geração de empregos, mas saldo ainda é negativo em 2020

28 dez 2020 às 18:34

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de dezembro pode neutralizar o déficit da geração de postos de trabalho em Londrina. Mas, por enquanto, o saldo entre empregados e desempregados ainda é negativo.

Com a chegada da pandemia, em abril, uma projeção indicava que Londrina poderia terminar o ano com a perda de 10 mil postos de trabalho. Um novo levantamento, no entanto, estima que o déficit pode ser de 415 vagas.

Durante a pandemia, a cidade teve quatro meses seguidos de queda em relação a geração de empregos. Mas, desde julho, com o auxílio emergencial e a reabertura gradual do comércio, conseguiu recuperar vagas. O número mais expressivo é o do mês de novembro que registrou 1987 vagas criadas.

O economista Marcos Rambalducci da UTFPR, responsável pelas projeções, afirma que Londrina sofreu com o desemprego no comércio e no setor serviços, mas as contratações de final de ano produziram um cenário mais animador. “Pessoas que estão há muito tempo em reclusão querem ir às compras”, explica.