O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23) que Brasil e Indonésia devem avançar no comércio bilateral usando moedas locais, sem depender do dólar, reforçando a aliança estratégica no Sul Global. A declaração foi feita ao lado do presidente Prabowo Subianto, após assinatura de atos de cooperação bilateral no Palácio Merdeka, em Jacarta.
Lula destacou que os dois países, que juntos somam quase 500 milhões de habitantes, querem um comércio livre, multilateralismo, democracia comercial e não protecionismo, e apontou que o intercâmbio comercial de US$ 6 bilhões anuais é insuficiente para ambas as nações.
Foram assinados acordos em áreas como estatística, agricultura, energia, ciência, tecnologia e promoção comercial, visando uma cooperação mais profunda e diversificada.
Na esfera internacional, Lula agradeceu o apoio da Indonésia à COP30, em Belém, e defendeu a criação de mecanismos de financiamento para a preservação das florestas tropicais. O presidente também reiterou apoio à entrada da Indonésia no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e elogiou a atuação conjunta no Brics e G20.