Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia
Brasil

ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia

03 jul 2025 às 09:37
Por: Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em alinhamento com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), solicitou a maximização da geração térmica e a prontidão das usinas. A finalidade é assegurar o fornecimento de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período seco e a transição para o período úmido de 2025/2026. 


A iniciativa faz parte das medidas operativas e recomendações do ONS para manter o suprimento de energia no segundo semestre de 2025, visando o pleno atendimento às demandas de carga e potência da sociedade brasileira.


O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN e o CMSE é o comitê responsável por monitorar o setor elétrico e propor medidas para garantir a segurança e a confiabilidade do fornecimento de energia. 


Recomendações

Em junho, o ONS apresentou, durante reunião ordinária do CMSE, uma série de recomendações para manter o atendimento de potência no segundo semestre e iniciar a recuperação dos níveis de armazenamento na região Sul.

Outras notícias

Bolsa inicia junho com queda de 0,91%, no menor nível desde janeiro

Declaração do IR pode passar a ser automática em até três anos

FMI destaca resiliência da economia brasileira e projeta PIB de 2,5%


Entre as propostas para reforçar o atendimento de potência estão a utilização da capacidade de modulação das usinas hidrelétricas do rio São Francisco e da UHE Itaipue a maximização da disponibilidade da geração termelétrica.


O colegiado também decidiu manter o monitoramento do subsistema Sul, que teve os níveis dos reservatórios afetados por condições meteorológicas desfavoráveis nos últimos meses. 


“Há uma perspectiva de elevação dos níveis dos reservatórios do Sul a partir de agosto, mas seguimos atentos à região. A questão do atendimento de potência no segundo semestre também se mantém como prioridade e propusemos diferentes ações que vão garantir o atendimento da demanda”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Petrobras implementa desconto no diesel a partir desta segunda-feira

Economia
Imagem de destaque

Desenrola Brasil: saiba como usar FGTS para pagar dívidas em atraso

Economia

Governo prorroga descontos no querosene de aviação e no biodiesel

Economia

Mais de 2,9 milhões de paranaenses entregam Imposto de Renda no prazo

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Jovem morre ao tentar proteger namorada de ataque a tiros

Cidade
Londrina e região

Passageira denuncia infestação de percevejos em ônibus de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

Regra do Ministério do Trabalho muda abertura de mercados e lojas

Brasil Urgente
Londrina e região

PCPR apura se morte em Ibiporã foi vingança por assassinato de influencer

Cidade
Cascavel e região

Três morrem e dois ficam feridos em grave acidente na PR-323 entre Perobal e Umuarama

Podcasts

Café com Edu | EP 83 | Psiquiatria, Diagnóstico e Medicalização | Dra. Ana Cecília

Sem Cerimônia | EP 5 | Harmonização Facial e Naturalidade | Pamela Ribeiro

Podcast Aleluz | EP 1 | Lições de Resiliência e Sucesso

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.