Economia

Pesquisa: 71% dos londrinenses afirmam ter comprometimento de renda familiar

14 dez 2021 às 11:29

A Pesquisa de Comprometimento de Renda e Inadimplência – PEIC Londrina – foi divulgado na manhã desta terça-feira (14) em parceria entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Em relação à pesquisa anterior, o total de pesquisados em Londrina que declarou ter algum tipo de comprometimento da renda familiar subiu de 68,8% para 71,3%, enquanto do total de respondentes com alguma dívida, os que se declararam com contas em atraso apresentou estabilidade em 27,8%.

Quando analisadas séries históricas de nível de endividamento, constata-se que o endividamento atual de 71,3% está bastante acima da média de 63,9% para o mercado londrinense.

Já dentre os consumidores que tem algum comprometimento de renda, 15% declararam que não terão condições de pagar nem parcialmente suas dívidas. Este percentual é o mesmo da pesquisa passada. Este contingente representa 54% dos consumidores que já possuem contas em atraso.

O cartão de crédito é o principal do orçamento dos endividados. Quase 35% afirmam ter dívidas com o cartão, seguido dos consumidores com renda comprometidas com prestações da residência (27%) e veículos (14%).