Economia

Trabalhador contribui com 65% dos custos da previdência; militares, só 15%

17 nov 2024 às 16:29

A colunista Juliana Rosa, da BandNews FM, analisou na última semana a possível inclusão dos militares no planejamento de corte de gastos prometido pelo governo federal.


Na tarde da última terça, a equipe de reportagem da BandNews FM antecipou que a aposentadoria dos militares estava na mira do Planalto para ingressar no pacote de diminuição das despesas federais.


Segundo um relatório do Tribunal de Contas da União, no último ano, houve uma contribuição dos militares com R$ 9 bilhões para o regime de previdência. No entanto, o custo para o pagamento das aposentadorias foi de R$ 59 bilhões.


Juliana também destaca que o trabalhador brasileiro, que desempenha suas funções em empresas privadas, contribui com 65% dos gastos que são realizados com despesas para a previdência. Já os militares contribuem com apenas 15% do que é pago de aposentadoria.


Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, para avisá-lo que os militares deverão ingressar no pacote de corte de gastos.


"É muito importante que haja a oportunidade para incluir uma série de outros privilégios, e não apenas os benefícios pagos pelo governo federal. Os números são brutais, dos militares", analisou.