Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Educação

Uso do celular prejudica a aprendizagem

26 set 2018 às 10:20
Por: Redação Tarobá News

O avanço e o uso das tecnologias, que surgem de forma assustadora, têm aumentado a preocupação de pais e educadores pela forma como estão sendo usadas, sem regras e sem limites, podendo causar sérios transtornos à vida do cidadão, mais especificamente das crianças, jovens e adolescentes. De vez em quanto é bom chamar à reflexão pais, professores e alunos sobre o uso indevido do celular na escola ou fora dela, que representa um sério risco à aprendizagem, porém se bem utilizado poderia ser um caminho prazeroso para a busca do conhecimento.

O celular hoje faz parte do cotidiano de qualquer pessoa, independente de idade, sexo, escolaridade. É um objeto de desejo e de consumo de crianças a pessoas idosas, mas seu uso desregrado pode causar sérios danos à saúde tanto física quanto emocional. Não raro deparo-me com mães angustiadas pedindo ajuda na busca de alternativas para corrigir o vício já instalado nos filhos, mas são conscientes de que é uma árdua tarefa diante do mundo encantado que o equipamento oferece. Negar a influência que a “máquina” exerce sobre o ser humano ou imaginar que é possível libertar-se dela, é criar ilusões, pois é um caminho sem volta, no entanto buscam-se “receitas” para minimizar o problema.

É preciso que os pais limitem o uso da tecnologia determinando tempo de uso, impondo normas, vigiando, participando, propondo outras atividades, praticando esporte, pedalando, incentivando a leitura de um bom livro.

Não podemos ir na contramão do progresso, afinal qualquer bem ou produto traz atrás das facilidades e benefícios, as dificuldades e prejuízos. É preciso que se administre de forma inteligente o problema, pois com base em pesquisas divulgadas o uso abusivo do celular afeta o rendimento das crianças, pois é impossível concentrar-se em atividades tão diversificadas ao mesmo tempo, gerando o que educadores chamam de “déficit de atenção”, uma vez que o cérebro não consegue dividir a atenção em mais de um estímulo.

Nossas escolas, nossos professores e os pais precisam preparar-se para esta nova realidade que se apresenta, mas enquanto computadores, tablets e celulares forem utilizados para jogos, bate-papo, checar e-mails, passatempos, colocam em risco a aprendizagem porque não atendem ao objetivo do atual modelo de ensino. Nossos professores têm pouca experiência com as novas tecnologias pela falta de investimento na sua formação; aos alunos falta maturidade; aos pais pulso firme para estabelecer limites e serem parceiros dos educadores na formação de seus filhos.

Outras notícias

Estudantes de Londrina criam adesivo biodegradável que alerta para radiação solar

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Inscrições para o Enem 2025 devem começar em 26 de maio; veja datas

Além do fracasso escolar, o uso descontrolado das tecnologias leva ao consumismo, à indisciplina, ao sedentarismo, ao atraso no desenvolvimento da criança, alterações do sono, obesidade, depressão e ansiedade, condutas agressivas, exploração e abusos, mas acima de tudo o risco de contrair câncer, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, pela emissão da radiação dos aparelhos celulares.

É preciso que os pais limitem o uso da tecnologia determinando tempo de uso, impondo normas, vigiando, participando, propondo outras atividades, praticando esporte, pedalando, incentivando a leitura de um bom livro. À escola cabe o compromisso de reavaliar sua prática e conscientizar para o uso adequado, pois é impossível imaginar que na sociedade do conhecimento a tecnologia não chegue à escola! 

Leia mais em Sulinfoco

Veja também

Relacionadas

Educação
Imagem de destaque

Inscrições para bolsas do Prouni encerram nesta terça-feira

Educação
Imagem de destaque

Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira

Educação

Projeto limita eletrônicos em escolas e reforça alerta sobre uso infantil da internet

Educação

Fies 2025 terá 50% das vagas reservadas para inscritos no CadÚnico

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Londrina e região

Jovem de 21 anos morre em confronto com a Polícia Militar na zona norte

Cidade
Londrina e região

Juiz de Cambé é investigado por manter residência em Miami, nos Estados Unidos

Cidade
Cascavel e região

Homem é encontrado morto no banco traseiro de carro carbonizado em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Urgente: homem em surto faz refém e mobiliza polícia na zona oeste de Londrina

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.