Esportes

Agora alvo, Palmeiras já participou de "entregada" contra o Corinthians e fez CBF mudar tabela

06 dez 2024 às 09:04

O Palmeiras ainda tem chance de ser campeão brasileiro, mas já jogou a toalha. O técnico Abel Ferreira já admitiu que acha muito difícil que o São Paulo se esforce para vencer o Botafogo na rodada final, resultado necessário para Verdão ter chance de título. 


A situação não é inédita no Brasileirão. Em 2010, Palmeiras e São Paulo fizeram algo semelhante.


Naquele campeonato, os rivais enfrentaram o Fluminense, que brigava com o Corinthians com o título, nas duas últimas rodadas. Sem brigar por nada, os clubes decidiram poupar jogadores nas partidas, e não fizeram muito esforço para pontuar. 


A postura motivou a CBF a colocar clássicos estaduais nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, na tentativa de evitar a polêmica. A “entregada” ainda fez Tite romper a amizade com Felipão, que definiu que o Verdão jogaria com reservas.


O Fluminense acabou ganhando ambos os jogos, garantindo a Taça. O Corinthians, em compensação, empatou com o Goiás, ficando na terceira colocação, tendo que jogar a pré-Libertadores no ano seguinte. 


Tite nunca perdoou a postura dos rivais. Ele, inclusive cortou relações com Felipão até 2023, achando que foi “traído” pelo colega gaúcho em nome do clubismo. 


A CBF, em compensação, mudou o sistema de jogos em 2011 e 2012, colocando clássicos nas rodadas finais. Apesar de medida evitar as “entregadas”, foi abandonada por problemas logísticos As forças de segurança vetam múltiplos jogos que envolvam clubes rivais na mesma cidade. Em 2011, por exemplo, Fluminense e Botafogo tiveram que jogar fora do Rio, devido ao clássico entre Flamengo e Vasco. 


Dinei quase estraga a “entregada”

Apesar de o Palmeiras claramente não querendo se esforçar contra o Fluminense em 2010, antecipando as férias dos principais jogadores, quase houve um “herói vilão”. Dinei, pouco utilizado durante o ano, fez um dos gols mais belos de sua carreira, e quase ajudou o Corinthians. 


O atacante acertou um chute do meio da rua, botando a bola no ângulo. Ele mal comemorou o lance, e a torcida também não vibrou. O Fluminense acabou virando o jogo, apesar de uma ótima atuação do goleiro Bruno, também reserva. 


Torcida do Corinthians já gritou “Palmeiras”


Em compensação, o Palmeiras ajudou o Corinthians no Paulista de 1988. O Verdão já não tinha chances de chegar à final no quadrangular final da competição, mas colocaria o rival na decisão se vencesse o São Paulo. 


Gérson Caçapa fez o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo no Palestra Itália. No Pacaembu, a torcida alvinegra gritou “Palmeiras” após a vitória sobre o Santos, agradecendo o arquirrival pelo espírito esportivo. 


O Timão acabaria se sagrando campeão sobre o Guarani.