O Atlético-MG confirmou neste domingo (29) a contratação do técnico Cuca. O treinador substituirá o argentino Gabriel Milito, demitido após os vices na Libertadores e Copa do Brasil em 2024.
Esta será a quarta passagem do campeão Brasileiro e da Libertadores pelo Galo. Cuca conquistou o título continental em 2013 no seu primeiro trabalho. Na segundo, em 2021, venceu o Brasileirão e a Copa do Brasil, mas deixou o clube no fim do ano alegando “problemas pessoais”.
Ele voltou já em 2022, mas deixou a equipe após apenas seis meses de trabalho.
Desde então,Cuca acumula uma rápida passagem pelo Corinthians em 2023 e um trabalho de três meses no Athletico-PR em 2024.
O treinado também lida com a repercussão de uma acusação de estupro que teria cometido em 1987, quando ele era jogador do Grêmio. Ele e mais dois atletas foram detidos na Suíça por supostamente abusar de uma menor de idade durante uma excursão da equipe gaúcha. Os jogadores foram condenados em 1989, sem aparecer no julgamento.
O Tribunal Regional de Berna-Mitteland, na Suíça, anulou a sentença de 1989 em 2024, alegando que o jogador não contou com um representante legal no julgamento. O caso não pode ser julgado novamente pelo fato de o crime ter prescrito.
O ressurgimento do caso nos últimos anos gerou uma série de protestos contra Cuca nos últimos anos. No Corinthians, ele desistiu do acerto após intensa pressão da torcida.
Quando fechou com o Athletico-PR, Cuca realizou um pronunciamento comentando sobre o caso na Suíça, dizendo que buscava provar que era um aliado na luta pelo respeito às mulheres após a polêmica no Timão.