Lando Norris conquistou neste sábado (28) a pole position para o Grande Prêmio da Áustria. Com o tempo de 1:03.971 no Q3, o britânico da McLaren impôs boa vantagem para Charles Leclerc, segundo colocado com a Ferrari, que marcou 1:04.492 na melhor tentativa.
A pole é apenas a terceira de Norris na temporada, repetindo o feito nos GPs da Austrália e de Mônaco. O líder no quesito é seu companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri, que largará em terceiro lugar no Red Bull Ring.
O destaque da classificação, no entanto, foi Gabriel Bortoleto. O brasileiro da Sauber avançou ao Q3 pela primeira vez na Fórmula 1 e largará na oitava colocação. (Leia mais abaixo)
Na outra Ferrari, Lewis Hamilton largará em quarto lugar. Na Red Bull, Max Verstappen foi o sétimo colocado do grid e dividirá a quarta fila com Bortoleto.
Na Mercedes, George Russell foi o quinto, enquanto Andrea Kimi Antonelli foi o nono. Completando o Top 10, Liam Lawson (Racing Bulls) foi sexto, com Pierre Gasly (Alpine) em décimo.
Como foi Gabriel Bortoleto?
Gabriel Bortoleto brilhou e conquistou pela primeira vez um lugar entre os dez primeiros colocados do grid, largando em oitavo. Seu companheiro de equipe na Sauber, Nico Hulkenberg, foi eliminado no Q1 com a 20ª colocação.
No Q1, o brasileiro avançou com um competitivo oitavo lugar. No Q2, melhorou ainda mais e avançou em quinto lugar. No Q3, marcou 1:05.132, a 1.161 da pole position.
McLaren domina Q1, e Bortoleto passa em oitavo
O Q1 terminou com o esperado domínio da McLaren: Lando Norris liderou com 1:04.672, enquanto Oscar Piastri fez 1:04.966 e foi segundo. A surpresa foi Liam Lawson levando a Racing Bulls ao terceiro lugar, com Pierre Gasly em quarto e Isack Hadjar em quinto. Max Verstappen foi apenas o quinto.
Gabriel Bortoleto teve um desempenho competitivo: marcou 1:05.123, a 0.451 da melhor volta, e terminou em oitavo. Na outra Sauber, Nico Hulkenberg terminou em 20º e foi eliminado.
Além do alemão, foram eliminados também Lance Stroll (Aston Martin) em 16º, Esteban Ocon (Haas) em 17º, Yuki Tsunoda (Red Bull) e Carlos Sainz (Williams) em 19º.
No Q2, Bortoleto brilha e se garante no Top 10
O Q2 foi interrompido com uma bandeira vermelha a 5min42s em decorrência da presença de fogo no gramado à beira da pista, ao lado da reta de largada. As chamas foram controladas em poucos minutos.
Quando a sessão foi reiniciada, Gabriel Bortoleto brilhou: marcou 1:04.846 e saltou de 14º para o terceiro lugar. No fim, terminou em quinto e avançou para um inédito Q3. Lando Norris liderou, com 1:04.410.
Os eliminados da vez foram Fernando Alonso (Aston Martin) em 11º, Alexander Albon (Williams) em 12º, Isack Hadjar (Racing Bulls) em 13º, Franco Colapinto (Alpine) em 14º e Oliver Bearman (Haas) em 15º.
Lando Norris fatura a pole position no Q3
O Q3 terminou sem surpresas. Lando Norris começou na liderança com o tempo de 1:04.268, depois melhorou a própria marca e garantiu a pole position com 1:03.971. Charles Leclerc ficou a 0.521 do melhor tempo.
Gabriel Bortoleto fechou em oitavo, à frente de Andrea Kimi Antonelli e Pierre Gasly. O francês da Alpine ainda se complicou, rodando sozinho e provocando uma bandeira amarela.
Agora, os pilotos voltam à pista neste domingo (29) para o Grande Prêmio da Áustria. A largada acontece às 10h e você acompanha tudo pela Tarobá, mas você assiste ao vivo na Band.com.br já a partir das 9h (horários de Brasília) com a cobertura do Grupo Bandeirantes de Comunicação direto do Red Bull Ring.