Esportes

Fórmula E, FIA e Liberty Global assinam acordo para ampliar campeonato até 2054

25 jul 2025 às 09:24

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), órgão regulador global do automobilismo e federação das organizações de mobilidade em todo o mundo, anunciou nesta sexta-feira (25) uma extensão de 15 anos de sua parceria com a Fórmula E Holdings Limited (controlada pela Liberty Global) para a contínua promoção e exclusividade do Campeonato Mundial na categoria de monopostos totalmente elétricos.


Este acordo renovado consolida o futuro brilhante da Fórmula E na vanguarda do automobilismo internacional até pelo menos 2054, proporcionando uma plataforma poderosa para acelerar sua trajetória de crescimento, atrair investimentos, ampliar o impacto global e a inovação sustentável no setor automotivo em geral.


A parceria garante a exclusividade da Fórmula E como o único campeonato de monopostos totalmente elétricos, inibindo a evolução ou o início de outras séries que se tornem totalmente elétricas. De acordo com os planos atuais, a Fórmula E deve continuar sua ambiciosa estratégia de desenvolvimento gradual para seus carros de corrida, proporcionando velocidades máximas maiores, maior aceleração, aerodinâmica aprimorada e melhor desempenho dos pneus para continuar produzindo algumas das corridas mais disputadas e competitivas do automobilismo mundial.


Até 2054, espera-se que seus carros de corrida estejam em pé de igualdade ou superem o desempenho de outras categorias de monopostos de primeira linha, ao mesmo tempo em que demonstram sua maior relevância para os consumidores e o mercado de veículos elétricos em geral, com uma transferência ainda maior de tecnologia da pista à rua.


Onde assistir ao E-Prix de Londres


O E-Prix de Londres da Fórmula E terá transmissão exclusiva do BandSports (TV fechada), em Band.com.br e em Bandplay.


História de sucesso no automobilismo, 20% de crescimento ao ano


Já apoiada por uma lista de marcas líderes de fabricantes, como Porsche, Jaguar, Nissan, Stellantis, Mahindra e Lola-Yamaha, a Fórmula E é a única série de monopostos totalmente elétricos que compete no mais alto nível – oferecendo uma combinação única de competição intensa, tecnologia de ponta e liderança focada na sustentabilidade.


Desde sua primeira corrida em Pequim, em 2014, a Fórmula E se tornou uma história de sucesso global no automobilismo, crescendo 20% ao ano para atingir cerca de 400 milhões de fãs em todo o mundo e atrair uma audiência televisiva de aproximadamente 500 milhões de pessoas.


Com 11 equipes de alto nível e 22 pilotos de elite, o campeonato corre por locais incríveis, incluindo Mônaco, Tóquio, Londres, Xangai, Miami e São Paulo, oferecendo um esporte emocionante e com propósito no coração das cidades mais icônicas do mundo. Consolidando sua posição global como um farol de sustentabilidade, a Fórmula E foi classificada como o melhor esporte ESG do mundo pelo terceiro ano consecutivo (GSBS).


Juntamente com reduções anuais substanciais nas emissões de frete e o legado positivo duradouro do seu Fundo Better Futures, que apoia iniciativas de caridade nas cidades-sede, a Fórmula E está pronta para um futuro ainda mais forte e impactante.


Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, afirmou:


"A renovação do contrato para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E é um resultado fantástico para o esporte e um reflexo claro da nossa estratégia contínua na FIA de fortalecer parcerias comerciais e impulsionar o valor a longo prazo em todas as facetas do automobilismo. Este marco reafirma nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o progresso tecnológico, fundamentais para a identidade e o propósito únicos do campeonato. Ele também está alinhado com nosso objetivo mais amplo de aumentar a participação global e promover um automobilismo mais acessível para todos. Estamos muito felizes em continuar esta jornada com a Fórmula E e espero vê-la crescer ainda mais, tanto dentro quanto fora das pistas, nos próximos anos".


Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou:


"O crescimento da Fórmula E desde sua criação tem sido nada menos que extraordinário, com centenas de milhões de fãs e equipes e pilotos de classe mundial decidindo escolher as corridas elétricas altamente competitivas. Esta extensão de longo prazo da parceria nos permite continuar construindo a marca, investindo no produto e oferecendo algumas das corridas mais cativantes que nos tornaram famosos. Com apenas 10 anos de existência, até 2054 e além, o impacto que a Fórmula E terá no automobilismo mundial será verdadeiramente transformador".