A
cidade de Cascavel respira automobilismo. Isso se intensificou nos últimos
anos, já que o Autódromo Zilmar Beux, um dos melhores senão o melhor do
interior do Brasil, tem recebido todas as principais categorias nacionais. Só
para se ter uma ideia, maio tem sido um mês cheio. Começou com a passagem da
Marcas Brasil Racing, com provas nos dias 10 e 11. No último fim de semana, a
pista cascavelense recebeu a Fórmula Truck. Inclusive, foi o palco para a
última corrida de Pedro Muffato na categoria e ele ainda venceu a prova. O
clímax para o mês de maio é a Stock Car, a principal categoria do automobilismo
brasileiro. A Stock Car, por si só, transforma o ambiente. Até parece um novo
autódromo em virtude da gigantesca estrutura. Inclusive, Cascavel terá o privilégio
de receber a Stock Car duas vezes na mesma temporada. Depois da segunda etapa,
programada para este fim de semana, a Stock volta para cá no dia 07 de
setembro. Isso já aconteceu antes. Em 2013, com o autódromo recém-reformulado,
foram duas etapas distintas. Em 2023, o circuito cascavelense também recebeu a
Stock duas vezes, nos meses de junho e novembro. E este ano também terá duas
provas. Uma bem no início e outra na segunda metade do calendário. Aliás, essa
etapa cascavelense tem uma relevância significativa para todos os pilotos. A
etapa que abriu o calendário da Stock Car foi realizada em Interlagos no início
deste mês. Foi uma etapa com novidade para todos os pilotos, já que a Stock Car
adotou os veículos SUV, aposentando os sedans. No entanto, a etapa de
Interlagos, que teve vitória de Felipe Fraga, tinha apenas 15 pontos destinados
para o primeiro colocado. Ou seja, na prática, a etapa cascavelense é que
marcará o início regular da temporada da categoria.
E
o circuito cascavelense, com seis 3058 metros, é o mesmo para todos os
integrantes do grid. E é, de longe, a pista mais rápida do calendário da Stock.
Circuito com a maior velocidade média de toda a temporada, Cascavel tem como
grande atração a famosa Curva do Bacião, desafiadora por conta das suas
características únicas: trecho de alta velocidade e raio longo, com início do
percurso em descida e término em subida, onde as velocidades ultrapassam com
folga os 200 quilômetros por hora. Para muitos, ela é comparável com a
mundialmente conhecida Eau Rouge, em Spa-Francorchamps (Bélgica), considerada a
curva mais radical da Fórmula 1.
Serão
30 os pilotos que estarão em ação pela Stock Car no fim de semana em Cascavel.
A única ausência será Helio Castroneves, que vai disputar as 500 Milhas de
Indianápolis como representante da Meyer Shank Racing e tentará sua quinta
vitória na icônica prova. Chevrolet, Toyota e Mitsubishi vão medir forças com
os novos modelos SUVs Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente.
Dono
da casa
Nesta
temporada, Cascavel é única cidade do Paraná que irá receber a Stock Car. Logo,
os pilotos paranaenses querem assumir o protagonismo no circuito cascavelense.
Mas de todos eles, quem realmente pode ser tratado como piloto da casa é
Gabriel Casagrande. Ele é natual do sudoeste do Paraná e, pela proximidade com
Cascavel, deu as primeiras aceleradas por aqui. Ele lembrou que as suas
primeiras voltas num carro de Stock Car foram em Cascavel, em 2013, nos
primeiros anos da reformulada pista. E depois que se tornou piloto regular da
categoria faturou três títulos. Casagrande alcançou o feito de Angelo
Giombelli, piloto cascavelense. Os dois são os únicos paranaenses com três
títulos de Stock Car. A meta de Casagrande agora é faturar a primeira vitória
na Stock dentro de sua casa. “Eu brincava com o Angelo e dizia: ‘vou te
alcançar, estou chegando’. Mas ele me respondeu que torce para que eu passe ele
e abra ainda mais. De fato, há uma torcida muito grande do pessoal de Cascavel
por mim, não só da cidade, mas de toda a região. De fato até agora tivemos uma
corrida, que valia apenas 15 pontos, mas agora são duas provas no mesmo fim de
semana. Ou seja, pode passar dos cem pontos”, explicou Casagrande.
Os
reis de Cascavel
Ao
contrário de Casagrande, Bruno Baptista cravou o nome da história da Stock Car
em Cascavel e aparece na lista dos maiores vitoriosos. Por aqui, ele conquistou
três vitórias igualando as marcas de Marcos Gomes, Átila Abreu e Thiago Camilo.
No entanto, Baptista venceu a última corrida principal da Stock em Cascavel,
cuja etapa ocorreu no dia 19 de maio do ano passado.
STOCK
CAR
Lista
dos vencedores em Cascavel
1979
– Raul Boesel
1980
– Afonso Giaffone
1981
– Alencar Junior
1991
- Ângelo Giombelli e Ingo Hoffmann
1992
- Roberto Amaral.
2012
– Valdeno Brito
2013
– Marcos Gomes
2013
– Marcos Gomes
2014
– Marcos Gomes e Rubens Barrichello
2015
– Valdeno Brito e Thiago Camilo
2016
– Cacá Bueno e Rubens Barrichello
2017
– Max Wilson e Vitor Genz
2018
– Lucas Di Grassi e Átila Abreu
2019
– Felipe Fraga e Átila Abreu
2020
– Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
2021
– Thiago Camilo e Átila Abreu
2023
– Dudu Barrichello e Daniel Serra (etapa de junho)
2023
– Bruno Baptista e Felipe Massa (etapa de novembro)
2024
– Dudu Barrichello (sprint) e Bruno Baptista
2025
– Gianluca Petecof (sprint)