Sem atuar sequer um minuto com Xabi Alonso, Endrick deve ser emprestado pelo Real Madrid em janeiro, o que pode comprometer os planos do Palmeiras de lucrar com as metas previstas no contrato do atacante.
O jovem de 19 anos foi comprado pelo clube espanhol em dezembro de 2022 por 35 milhões de euros (R$ 199 milhões), sendo 70% do valor destinado ao Palmeiras e 30% para Endrick e família. Até agora, o jogador ativou apenas 690 mil euros (R$ 4,3 milhões) em bônus, o que representa 5,52% do total que o clube alviverde pode receber.
As metas envolvem gols, assistências, titularidade e premiações individuais, mas só valem enquanto o atleta estiver no Real Madrid. Por isso, um empréstimo para Itália ou França, avaliado pelo estafe de Endrick como positivo para seu desenvolvimento e convocações à seleção brasileira, não geraria mais bônus para o Palmeiras.
O atacante sonha em disputar a próxima Copa do Mundo e ter mais minutos em campo sob a supervisão de Carlo Ancelotti, mantendo-se em ligas europeias competitivas, mas descarta retorno ao Brasil.