A final da Libertadores da América entre Flamengo e Palmeiras será a sétima decisão entre equipes brasileiras na história do torneio. Após golear a LDU (Equador) por 4 a 0, na noite desta quinta-feira (30) no Allianz Parque, o Verdão garantiu vaga para disputar o título continental com o Rubro-Negro no dia 29 de novembro, em Lima (Peru).
A última decisão da Libertadores entre dois clubes do Brasil terminou com o título inédito do Botafogo, que venceu o Atlético-MG por 3 a 1 no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires (Argentina).
Dois anos antes, o troféu ficou com o Flamengo, que superou o Athletico-PR por 1 a 0, no dia 29 de outubro de 2022, no estádio Monumental de Guayaquil (Equador).
O Rubro-Negro também esteve na final de 2021, mas foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1, na prorrogação, no estádio Centenário, em Montevidéu (Uruguai).
Em 2020, o Verdão também levantou a taça da Libertadores, ao vencer o Santos por 1 a 0, no Maracanã.
A primeira final brasileira da Libertadores ocorreu em 2005, quando o São Paulo derrotou o Athletico-PR. No ano seguinte, o Internacional ficou com o título, ao vencer o Tricolor do Morumbi.