Esportes

Ginásio Moringão segue sem prazo para reabertura

20 ago 2025 às 11:35

O Ginásio de Esportes Moringão está fechado desde 24 de abril para modalidades que utilizam o piso da quadra. Apenas eventos com tatames, como ginástica e karatê, continuam sendo realizados no local.


O fechamento foi motivado por um processo judicial que exigiu uma perícia técnica. O laudo revelou que o contrapiso instalado em 2023 tem apenas 3,5 cm de espessura, enquanto a estrutura original possui 18 cm. Essa diferença facilita a percolação de umidade, que danificou cerca de 30% das placas de madeira instaladas em 2023, em uma obra de mais de R$ 1 milhão.


Em entrevista ao Tarobá Esporte, o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet, explicou que a situação está travada por entraves burocráticos e jurídicosSegundo ele, as buscas por soluções já começaram, mas deve levar tempo por conta das questões burocráticas. Por isso, ainda não há previsão para a reabertura do Moringão.


Hoje, o piso de madeira está desmontado e empilhado nas arquibancadas. O contrapiso de concreto permanece exposto, sem condições de uso. A perícia apontou falhas na impermeabilização do solo, que agravaram os danos. A Justiça já notificou tanto a Prefeitura quanto a empresa responsável pela instalação. As duas partes agora devem apresentar seus pareceres técnicos para que seja definido quem arcará com os reparos.


Durante a entrevista, Prochet também comentou a falta de ginásios em Londrina e os reflexos da redução do orçamento do FEIPE (Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos) para 2026. Atualmente, a FEL administra 284 espaços públicos, sendo 53 quadras, mas a estrutura ainda é insuficiente para atender modalidades como futsal feminino, vôlei e handebol.


Ele destacou que, historicamente, a cidade contou com o apoio de clubes sociais para suprir a demanda. “Londrina sempre teve clubes sociais muito ativos, por isso a Prefeitura não inverstiu em outras estruturas e utilizava seus clubes sociais”, afirmou.