Entre os dias 11 e 15 de junho, a equipe de Ginástica Rítmica da ADR Unopar esteve no Rio de Janeiro (RJ) para disputar duas importantes competições do calendário nacional: o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Adulto e a Copa Brasil de Ginástica Rítmica de Conjunto (Juvenil e Pré-Infantil). Os eventos foram realizados na Arena Carioca 1.
O Campeonato Brasileiro Adulto é dividido em níveis: Nível 2 – para ginastas que ainda não competiram na categoria adulta ou são estreantes; Nível 1 – direcionado a ginastas com resultados de destaque no ano anterior; e Elite – composto por atletas que integram a Seleção Brasileira.
Na competição adulta, três ginastas integraram a equipe da Unopar: Julia Castro (19), Yumi Moriyama (17) e Rafaela Beatriz (20). Julia competiu no Nível 1 e garantiu quatro medalhas, obtendo os seguintes resultados: ouro na bola, somando 24.600 pontos; ouro na fita, somando 23.350 pontos; bronze no arco, somando 23.350 pontos. Ficou com o bronze no individual geral, totalizando 86.750 pontos.
A treinadora das equipes adulta e pré-infantil da ADR Unopar, Débora Andreazi, destacou os resultados alcançados. “Nós sabíamos que a Júlia teria grandes possibilidades de medalha. Desde que ela se mudou pra Londrina para treinar com a gente, estamos desenvolvendo um trabalho bem legal e específico. Ela é uma menina muito talentosa e dedicada no que faz”, disse.
Julia Castro, falou sobre a preparação para o campeonato. “Começou em janeiro, com montagem de séries novas e alguns reajustes nas séries que já estavam montadas. Durante esse período, treinei das 13h30 às 18h, de segunda a sexta, e participei do Campeonato Paranaense, que foi muito importante para fazermos os últimos alinhamentos, visando o Campeonato Brasileiro”, ressaltou.
Castro salientou a importância dessa competição em sua carreira. “Além das medalhas conquistadas, o reconhecimento que recebi foi único, sentir o apoio e o carinho das pessoas fora da quadra faz toda a diferença para nós atletas, porque nos motiva a dar o nosso melhor. Competições assim mostram como é essencial valorizar e investir no esporte no Brasil, pois é através desse incentivo que surgem novos talentos e que a ginástica rítmica continua crescendo no país. É gratificante ver o interesse das pessoas e saber que, de alguma forma, também estamos inspirando outras meninas a acreditarem nos seus sonhos”, disse.
O próximo compromisso da ginasta Julia Castro é o JAPS (Jogos Abertos do Paraná), que ocorre em novembro deste ano.