A partir desta semana, o fã brasileiro de automobilismo assistirá ao início de uma nova era com a estreia da geração SUV de carros da BRB Stock Car Pro Series, categoria que abrirá a temporada 2025 no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos.
Depois de 45 anos com modelos do tipo sedan, a Pro Series passa a competir com uma geração de carros mais alinhada com as tendências da indústria automotiva global, apontando para um futuro baseado em tecnologia, segurança e sustentabilidade, mas sem perder as principais características do seu DNA: equilíbrio e imprevisibilidade.
Chevrolet, Toyota e Mitsubishi vão medir forças nesta nova fase do esporte com os modelos Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente. Se a bordo dos sedans a BRB Stock Car tornou-se referência de competitividade e excelência no automobilismo em nível nacional e global, a geração dos SUVs (sigla em inglês para Veículos Utilitários Esportivos) chega para adicionar a esse cenário a vanguarda da tecnologia e conectividade, além de levar o fã a um novo patamar de interação e imersão na categoria.
Foram anos de pesquisa e desenvolvimento para a construção do projeto SNG01, sigla de Stock New Generation. Encabeçada pela AudaceTech — braço de tecnologia automotiva e eletrônica do Grupo Veloci, controlador da Stock Car – a iniciativa tem ampla participação da indústria nacional e internacional por meio de parcerias sólidas estabelecidas com ArcelorMittal, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Magna Compósitos, Tractian, MTR Performance Parts, ESPAS, Fueltech, Hipper Freios e Cobreq, entre outros.
O sistema de conectividade 5G foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm Snapdragon, que promete ser uma atração à parte. Movido a gasolina Petrobras Podium e calçado pelos pneus fornecidos pela Hankook Tire, o SNG01 passou por mais de 10 mil quilômetros de testes e finalmente vai acelerar nas mãos dos principais pilotos do Brasil neste fim de semana.
Concebido especialmente para o projeto, o aço DP980R fornecido pela ArcelorMittal deixou os carros da revolução na BRB Stock Car consideravelmente mais leves. Com 1.100 kg, os novos carros tiveram redução de 250 kg em relação aos modelos que estiveram em ação até o ano passado. Além do novo chassi, o bólido conta também com um motor mais leve e sustentável, turboalimentado, de quatro cilindros em linha e 2,1 litros, que promete surpreender o público com um ronco impressionante.